Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 19:12
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Dinamizar o turismo no Estado, este é o principal objetivo de uma iniciativa inédita da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur): a criação do 1º Torneio Estadual de Pesca, que foi aberto ontem (18/04) em Barra do Bugres (160 km de Cuiabá), durante o 10º Festival Regional de Pesca (Fest Bugres).

A competição, em forma de circuito, será disputada em mais 15 etapas nas cidades de Brasnorte, Barra do Garças, Luciara, Nova Xavantina, Porto Esperidião, Paranaíta, Pontes e Lacerda, Sorriso, Sinop, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Sapezal e Vila Bela da Santíssima Trindade. O encerramento está programado para setembro, junto com o torneio oficial do Festival Internacional de Pesca de Cáceres (220 km da capital).

A Secretária-adjunta de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli, comandou a largada. Já o Secretário Ricardo Henry disse que uma das metas do campeonato foi alcançada: a integração e a promoção do turismo interno.

Os três primeiros colocados foram premiados com carro, barco e motores. A titulo de apoio às cidades promotoras dos torneios de pesca, a Sedtur está patrocinando um motor de 15 HP para ser colocado na premiação dos torneios municipais.

“O Torneio Estadual de Pesca é a maneira que nós encontramos para apoiar a todos de forma homogênea, otimizando recursos", explicou Henry, salientando que o mais importante é que agindo desta forma a Sedtur estará fomentando o turismo de pesca nas cidades envolvidas.

Uma outra importante medida adotada para contribuir com o sucesso do Torneio, foi a regionalização das disputas e otimização das datas dos eventos, como aconteceu em Barra do Bugres, cidade onde já existe competição desta natureza, o que demonstra que o Campeonato Estadual veio para somar.

As competições da região da grande Cáceres, que se estende até o Vale do Guaporé, por exemplo, serão realizadas nos mês de setembro, época em que os municípios realizam seus campeonatos. O mesmo ocorre nas regiões Norte e Araguaia, que concentrarão os eventos em julho e agosto. Isso irá possibilitar que os participantes do Torneio tenham a opção de poder participar de todas as etapas.

"Queremos deixar claro que não estamos criando e nem produzindo uma competição paralela. Quem participar do torneio de pesca de São José do Rio Claro, por exemplo, terá a opção de se inscrever no Torneio Estadual, que oferecerá uma premiação extra a quem fizer o maior número de pontos do início ao fim da competição", explica Henry.

O Torneio Estadual de Pesca além de ser inédito no país, tem particularidades singulares, como por exemplo, o fato de proporcionar aos participantes a oportunidade única de poder pescar em duas bacias hidrográficas distintas (Prata e Amazônica).




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385503/visualizar/