Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 09:34
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


A abertura do primeiro Campeonato Estadual de Pesca Mato-grossense foi feita dentro de uma pequena embarcação no Rio Paraguai, em Barra do Bugres, neste domingo (18.04), pela secretária-adjunta de Turismo do Estado, Yeda Assis, que comandou a largada por meio de um microfone sem fio. “Nós já podemos dizer que alcançamos nosso objetivo de integração e promoção do turismo interno com este campeonato”, avaliou o secretário estadual de Turismo Ricardo Henry.

O campeonato começou às 7h30 e terminou no fim da tarde, premiando com um carro gol, para o primeiro lugar; um barco com motor para o segundo lugar; para o terceiro lugar, o prêmio é um motor de poupa 15HP, patrocinado pelo Governo do Estado, em quarto lugar, um barco de 5 metros; em quinto lugar, um motor Rabeta; e do sexto ao décimo oitavo colocado, todos ganharão kits com materiais de pesca.

O Campeonato Estadual está dividido em 16 etapas: a próxima está marcada para o dia 6 de junho em Santa Rita do Trivelato. “É importante as pessoas entenderem que o Campeonato Estadual veio para somar, ou seja, aqui em Barra do Bugres já existia o ‘Fest Bugres’, um festival de pesca consolidado, e que agora conta com o apoio do Estado”, disse Henry, referindo-se a décima edição do festival e que tem regras próprias, sem que o Estado interfira, mas apenas use a classificação dos pescadores esportivos para o Campeonato Estadual.

“Esse campeonato foi possível graças a uma emenda do deputado federal Pedro Henry, que resultou em R$ 750 de recursos do Ministério do Turismo, dinheiro este, que será usado na Festa do Pantanal e para o primeiro Campeonato de Pesca Estadual”, enfatizou Henry.

Segundo ele, o projeto da Secretaria de Estado de Turismo tem o objetivo de fomentar o turismo dentro de Mato Grosso. “Quanto mais os pescadores esportivos participarem dos festivais já consolidados, que no total são 16 no Estado, mais chances de vencer o Campeonato Estadual. Com isso, principalmente os hotéis e restaurantes desses municípios, vão conseguir manter uma boa estrutura para receber os turistas”, informou Henry.

Um exemplo desse reforço que o Campeonato Estadual traz paras os festivais dos municípios, é a participação de competidores de outros estados. No ‘Fest Bugre’ havia competidores de Minas Gerais e Rondônia, além é claro de pessoas de Mato Grosso. No total, foram 106 embarcações inscritas. “Nós temos cinco equipes, e todas devem participar de pelo menos oito festivais este ano, para conseguir uma boa classificação para o Estadual. Uma equipe nossa tem um nome bem sugestivo: ‘Papa Prêmio’, e tem se destacado nos últimos anos”, disse o secretário de Turismo de Esperidião Amim, Sebastião Gilmar Bonfim.

O secretário de Esperidião Amim veio para apoiar a primeira etapa do Campeonato Estadual de Pesca porque afirmou que acredita no sucesso da promoção do turismo interno. A cidade dele também vai sediar uma etapa do campeonato: “Será a décima edição de nosso Festival de Pesca, do dia 17 a 19 de maio”.

O prefeito de Barra do Bugres, Arnaldo Luiz Pereira, disse que este apoio do Governo do Estado, por meio do Festival de Pesca, é importante porque os patrocinadores para os prêmios existem, mas antes faltavam recursos para a promoção do evento. “O terceiro prêmio foi doado pelo Governo do Estado, que nos deu todo o apoio logístico, aumentando o potencial de divulgação do evento”.

Segundo Pereira, o Festival de Pesca promove mudanças no comportamento da população que valoriza cada vez mais o rio e a natureza que o cerca. “Nós percebemos que o aquecimento do comércio local incentiva as pessoas. Aqui, é comum agora, as pessoas oferecerem suas casas para alugar durante o festival, isso gera renda”.

FESTIVAL MIRIM – Dentro do Festival de Pesca de Barra do Bugres, está o Festival Mirim feito para incentivar as crianças e adolescentes a cuidarem do rio e a valorizarem os pacus, pintados e dourados do Rio Paraguai. “Esta é a quarta edição do Festival Mirim, que forma futuros pescadores esportivos. Dentro desse projeto, queremos desenvolver a educação ambiental”, disse o Secretário de Turismo de Barra do Bugres, Luiz Boin.

O Festival Mirim é dividido em duas categorias: infantil e juvenil, com premiação de 10 bicicletas para os cinco primeiros lugares de cada categoria. “Inclusive o local escolhido para a largada é aqui (aponta), onde houve a morte dos 15 mártires da história da cidade”, disse o prefeito, referindo-se aos revoltosos da ‘Coluna Prestes’ em 1926.

FISCALIZAÇÃO – Enquanto os pescadores esportivos se divertem entre os rios Paraguai e Bugres, afluente do primeiro, 15 policiais florestais são responsáveis pela fiscalização da pesca predatória e da limpeza do rio. “Temos esta (aponta) embarcação, onde três policias fazem a ronda e voltam, e revezam o dia inteiro”, explicou o policial florestal, Sinésio Moraes.

Enquanto a Polícia Florestal cuida da natureza, oficiais da Marinha cuidam da segurança das pessoas. Todo participante que quiser pilotar os barcos a motor precisa ter o documento ‘Arrais’, que corresponde à carteira de habilitação do motorista. “O piloteiro que não se preocupar com o ‘Arrais’ e for pego, será desclassificado pelo Festival e levará multa da Marinha”, informou o capitão-tenente, Jonas Cândido Esperança. A multa pode chegar a R$ 3,5 mil.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385633/visualizar/