Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 09:10

    Imprimir


Produtores rurais do Centro-Oeste conheceram durante a Agrishow Cerrado, em Rondonópolis, o mais avançado serviço para gerenciamento das produções agrícolas. Realizado através de aparelhos DGPS a nova tecnologia ganha mais força no Brasil. O sistema totalmente digital é extremamente preciso em balizamentos, mapeamentos e contornos das lavouras. Corrige erros de direção no exato momento do desvio da rota programada, permitindo um plantio mais perfeito com aplicação de produtos químicos e fertilizantes sem remonte ou falhas. O sistema líder de mercado no Brasil e em grande parte do mundo, é conhecido como Outback Guidance.

Segundo Gianluca Possamai, especialista em navegação agrícola via DGPS, a precisão no campo passou a ser uma necessidade. "Saber a área exata de um campo ao iniciar o serviço e, depois, poder saber a área trabalhada e remanescente a qualquer momento, são informações valiosas que estão disponíveis ao simples toque de um botão", contou Gianluca.

O sistema Outback possui um gravador capaz de armazenar até 720 horas de trabalho, uma antena especial para este tipo de aparelho e um console que vai montado bem adiante e acima do volante ou também no pára-brisa da cabine, através de uma ventosa equipada com bomba de sucção. Tudo gravando informações precisas e em tempo real que posteriormente pode ser analisado em computador.

Gianluca afirma que o DGPS consegue trabalhar 5 segundos adiante da ação a ser tomada, possibilitando a indicação de desvio de curso e posição correta, praticamente no mesmo instante. "O aparelho possibilita ao operador olhar apenas para frente", disse ele. Para o operador é bem simples: tudo é mostrado em uma tela colorida, de alta resolução e clareza, permitindo uma visualização fácil dos detalhes do trabalho em qualquer condição de luminosidade.

O controle do trabalho é tamanho que permite parar o serviço em qualquer ponto e retornar ao exato local mais tarde, reassumindo o serviço interrompido. Outro ponto favorável é que com um simples toque o operador pode ver toda a área trabalhada ou, ainda, detalhar uma pequena porção dentro desta área. Também é possível uma visão de cima da evolução da máquina em operação. Se não bastasse, o sistema Outback Guidance permite uma definição perfeita dos perímetros internos e externos, produzindo um cálculo preciso da área.

O Outback facilita o controle do serviço na fazenda, possibilitando com perfeição anotações como mudança de operador, adubo, quantidades, cargas, sementes, stands, população, profundidade, velocidade, mistura, além de muitas outras combinações. A anotação exata é gravada pelo Outback para posteriores estudos, comparações e controle. Simultaneamente, o equipamento permite marcar 4 diferentes itens dentro da área mapeada.

Mais uma facilidade para o produtor rural é que o sistema é um grande equipamento balizador, oferecendo como aspecto positivo o fato de não ficar perdido em curvas complicadas.

"É impressionante a precisão que o Outback Guidance demonstra se comparado aos marcadores de disco, especialmente em curvas onde o operador precisa ter uma habilidade maior", revelou Gianluca. O Outback conta também com um ‘modo’ para operação em culturas com linhas já definidas em terrenos inclinados. Por exemplo, quando o trator derrapa para a esquerda num declive, o rabicho impõe um ajuste para a direita, de modo que os pneus do implemento não danifiquem a cultura. Quando seguindo as ruas em curva para a direita, o rabicho puxa o implemento para a esquerda, evitando quase que totalmente os estragos à cultura.

Todo o sistema Outback é formado pelos equipamentos Central receptora de DGPS, Mapeador, Balizador e Engate, tudo com assistência técnica a nível nacional. "Vejo nesse sistema um retorno alto do investimento, com um custo operacional baixo. Além do mais, é totalmente automático. É só liga-lo, selecionar o modo de operação e ele fará o resto", finalizou Gianluca Possamai.




Fonte: Agrojornal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385638/visualizar/