Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 18 de Abril de 2004 às 10:40

    Imprimir


Por mais de oito anos, a pesquisa realizada no território mato-grossense fez um pré-estudo de todas as áreas do Estado e reuniu o que já existia na fauna e na flora. Durante o trabalho de campo, foram coletadas 1,068 mil espécies, sendo 169 mamíferos, 683 aves, 91 anfíbios e 125 répteis. Deste total, 95% foram identificados. Foram 120,755 mil quilômetros percorridos pelos pesquisadores. De acordo com Maria Aparecida Cerci de Paiva, superintendente-adjunta do Ordenamento Territorial da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), a catalogação desenvolvida pelo projeto foi um trabalho nunca antes realizado no Estado. Começou em 1996 e ainda não foi totalmente concluído.

Divisão

"O Diagnóstico Sócio-Econômico-Ecológico do Estado de Mato Grosso (DSEE) serviu para subsidiar o zoneamento socioeconômico e ecológico do Estado. A equipe tinha um técnico para cada área. O Estado foi dividido em regiões e cada uma delas foi estudada a fundo. Agora resta levar o estudo ao conhecimento da sociedade. Não adianta nada nós aqui com todo esse trabalho bonito sem pôr em prática. Todos precisam se inteirar do trabalho. É preciso que as pessoas saibam de que maneira estão usando o seu meio", ressaltou Maria Aparecida Cerci de Paiva.

Nos estudos da fauna foram identificadas espécies novas. Desta forma, as coleções são tidas como tesouros extremamente valiosos para a comunidade científica e para a sociedade como um todo.

Projeto

O desempenho do projeto, que está todo documentado e desenvolvido em amostras concretas, em formato teórico e vídeos, foi realizado por etapas, sendo que foram conduzidos em quatro níveis distintos compostos por sete módulos de trabalho.

Recursos

O Governo do Estado de Mato Grosso realizou o projeto por meio de financiamento junto ao Banco Mundial. O objetivo principal está relacionado ao ordenamento territorial do Estado, com base no DSEE.

Por meio deste diagnóstico é que vai ser caracterizado quanto às potencialidades, tendências de transformação e degradação ambiental, os problemas socioambientais emergenciais e suas necessidades e demandas socioeconômicas.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385700/visualizar/