Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 15:20
Por: Silvio Bressan

    Imprimir


São Paulo - Entre as oito teses que serão apresentadas no encontro nacional da Executiva do PT deste fim de semana, em São Paulo, sete pedem mudanças na política econômica do governo. Para o deputado Chico Alencar (PT-RJ), por exemplo, "é inaceitável que o governo Lula tenha pago R$ 149 bilhões de juros e gasto apenas R$ 139 bilhões em políticas sociais". Segundo Alencar, "o PT precisa reaprender o caminho das ruas".

Do mesmo modo, o deputado Ivan Valente (PT-SP) advertiu que as mudanças são urgentes, porque o tempo está ficando curto. "Quanto mais o tempo passa, mais frágil fica nossa capacidade de mudança." No receituário proposto por Valente, estão cinco medidas emergenciais e três medidas estratégicas.

Entre as emergenciais, estariam a redução do juro real, a diminuição do superávit primário, a flexibilização das metas de inflação, a retomada do papel do Estado como agente do desenvolvimento e uma política de geração de empregos. Sobre as medidas estratégicas, Valente citou o controle do fluxo de capital, a renegociação da dívida externa e o resgate do papel do Estado como indutor e regulador do desenvolvimento.

As mudanças, porém, foram rejeitadas pelo líder do governo, deputado professor Luizinho. "De forma alguma. A maioria do partido está firmemente perfilada junto com o presidente", reagiu. Para o líder, a sociedade precisa compreender o PT. "Temos divergência de opinião, mas unidade na ação", observou. "Temos maioria e minoria e o que vale é a decisão da maioria."




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385768/visualizar/