Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 14:50

    Imprimir


Povos indígenas de várias partes do país comemoram o Dia do Índio no Brasil - dia 19 de abril - acampados em frente ao Palácio da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles estão exigindo a homologação imediata da Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, em Roraima, e, com isso, a legitimidade e o respeito pelos direitos das poucas etnias dos povos ancestrais que ainda restam no Brasil.

Até ontem, o movimento em Brasília reunia cerca de 100 índios. A estimativa das entidades como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR) é de que mais povos chegarão até a segunda-feira, dia 19. A proposta é atingir o número de 500 manifestantes.

A TI Raposa Serra do Sol, uma extensa área de Roraima, é um dos exemplos principais da luta que os povos indígenas vêm mantendo para terem seus espaços de sobrevivência garantidos. Desde o final de dezembro do ano passado, os conflitos, que já eram constantes na área, ficaram mais intensos por conta do anúncio da homologação feito pelo Ministério da Justiça. As reações contrárias por parte, sobretudo, de rizicultores e fazendeiros que estão instalados no local geraram mais insegurança para os indígenas, que continuam recebendo ameaças de todo tipo.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385775/visualizar/