Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 18:28
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Rondonópolis, MT - A Secretaria de Emprego Trabalho e Cidadania (Setec) firmou convênio nesta quinta-feira (15.04), em Rondonópolis (214 km ao sul de Cuiabá) com seis empresas para cursos de manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas, do projeto "Parceria Rural", executado desde agosto de 2003 pela Secretaria. A meta este ano é formar 1,1 mil trabalhadores, assegurando-lhes a qualificação necessária para inserção no mercado de trabalho, contra 532 formados a partir de agosto.

Os novos parceiros que assinaram o projeto são: CNH Latino Americana, Tatu Marchesan, ABCO do Brasil, Baldan, Indústria Aeronáutica Neiva e a Jonh Deere. Pelos convênios com duração até o ano de 2006, as empresas fornecerão instrutores, material didático e máquinas para prática e manutenção. Treze empresas já estão engajados no projeto coordenado pela titular da Setec, Terezinha Maggi.

"Tenho uma grande satisfação e prazer em saber que as empresas estão ajudando as pessoas a se engajarem no mercado de trabalho", disse Terezinha Maggi, que homenageou diretores das empresas com uma placa e um livro-cópia do projeto "Parceria Rural". A secretária Terezinha Maggi reiterou que o objetivo principal deste curso é suprimir a demanda do Estado na área de operadores de máquinas e implementos agrícolas.

Mais que oferecer qualificação aos trabalhadores, avaliou o governador Blairo Maggi, as empresas parceiras estão dando uma enorme contribuição social ao ajudar a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo. "O que estamos fazendo é dar oportunidade para aquele homem que não conhece nada sobre máquinas e passam a ser inseridos no mercado de trabalho com qualificação profissionais", comentou Blairo durante assinaturas dos convênios.

"Isso será a garantia do futuro da mão-de-obra da agricultura",avaliou Werner dos Santos, diretor de marketing da AGCO do Brasil. Nos cursos, os alunos aprendem a preparar o solo, operação e manutenção de tratores, colheita de soja, algodão e tratos culturais. Os treinandos recebem ainda aulas teóricas com princípios de ética e cidadania, noções de previdência social e direito do trabalho.

No último dia 2, 94 trabalhadores do município de Tangará da Serra receberam diplomas do curso de manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas. Os alunos receberam 80 horas/aula de treinamento sobre preparo de solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Este é o segundo município que recebeu o curso este ano. O primeiro foi Diamantino, onde foram capacitados 95 alunos. No ano passado, a Setec capacitou 346 trabalhadores no curso de operadores de máquinas agrícolas.

A assessora especial da Setec, Rosamaria Ferreira Carvalho, informou que os cursos vão atender trabalhadores em 11 municípios do Estado (Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres).




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385972/visualizar/