Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 16:50
Por: Luciley Magalhães

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), realiza nesta sexta-feira (16.04), no auditório da ESP a partir das 8h, a primeira oficina de relato de experiências bem sucedidas em Saúde da Família. Além de promover o intercâmbio de informações entre os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) no Estado, a oficina tem por objetivo avaliar e oportunizar a divulgação de novas estratégias e práticas que estão sendo aplicadas nas unidades.

Na ocasião, alunos do curso de residência em PSF e profissionais do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (PITS) estarão também avaliando o impacto das unidades de PSF na área de abrangência onde atuam, bem como buscando soluções de acordo com a sua realidade, a partir das experiências de outras equipes. Como produto final, participantes e organizadores esperam a ampliação do apoio e estímulo de idéias entre os profissionais de saúde, gestores e academias, a fim de evidenciar cada vez mais os resultados positivos e benefícios ao usuário alcançados pelo programa.

Embora esta seja a primeira oficina, a meta da SES/ESP é de que outras oficinas sejam realizadas com maior freqüência uma vez que essa será uma das orientações do Ministério da Saúde (MS) para todos os Estados. De 28 a 30 de abril o MS realiza em Brasília –DF a segunda mostra nacional de produção em Saúde da Família.

Completando 10 anos de existência, o Programa Saúde da Família tem se constituído como importante estratégia de reorientação do Sistema Único de Saúde (Sus), evidenciando mudanças na forma de organização dos serviços de atenção básica oferecidos ao usuário, bem como ampliando as práticas de assistência médica nas comunidades. Atualmente, o Estado conta com 373 equipes de PSF.

Na segunda-feira (19.04) a Escola de Saúde também promove uma oficina de trabalho do curso básico em Saúde da Família que acontecerá no hotel Veneza, com o objetivo de avaliar e aprimorar a oferta do curso básico que é oferecido aos profissionais que atuam no PSF. O curso básico é oferecido pela ESP de forma modular e descentralizada, ou seja, no município onde o participante atua. Dessa forma evita-se todo o trabalho de locomoção do participante até a capital oferecendo a ele mais comodidade, bem como os custos com passagens e hospedagens.

Veja a programação:

08: 00hs

Abertura

Presença dos residentes, profissionais do PIT, Preceptores, tutores, profissionais da Saúde da Família e demais técnicos do SUS/SES?ESP/RES (Cáceres e PAN) e da SMS-Cuiabá e Gestores municipais;

Palavra da Diretora da ESP;

Palavra do SMS Santa Teresinha;

Palestra de abertura: Os desafios da Gestão Municipais na Atenção Básica.

10:00hs

Intervalo

10:15hs

às 11:00

TÍTULO: Aumento da cobertura do Exame Preventivo de Câncer de Colo Uterino.

11:00hs

às12:00hs

TÍTULO: Adesão das Mães das Crianças de 0 a 5 anos no Programa de Puericultura;

TíTULO: Assistência ao Pré-Natal no âmbito do PSF;

TÍTULO: Linha de Conduta para tratamento da anemia na gestação;

DEBATE

12:00hs

Almoço

13:00hs às 15:00hs

TÍTULO: -Detecção de casos novos de hanseníase; -Rastreamento de Hipertensão Arterial dos ACS em visita domiciliar;

TÍTULO: -Trabalhando com Transtorno Mentais na Unidade de Saúde da Família;

TÍTULO: -Relato de Experiências bem sucedidas;

TÍTULO: -Trabalhando no PITS/PSF em Santa Teresinha;

TÍTULO: -Experiência de implantação do Conselho Gestor.

15:00hs

às 15:45hs

Apresentação da tese de mestrado: Avaliação do Programa Saúde da Família segundo os usuários.

15:45hs

Avaliação.

16:15hs

Encerramento – coffe breack.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385992/visualizar/