Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 16:48
Por: Beny Bianchi

    Imprimir


Para formar e qualificar os profissionais da educação, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) está abrindo novas turmas para o projeto Arara Azul. O curso, que inicia no dia 3 de maio, atenderá as áreas de Técnico Administrativo Educacional (dividido em Administração Escolar e Multimeios), e Apoio Administrativo Educacional (dividido em Infra-estrutura e Nutrição Escolar).

A superintendente de Desenvolvimento e Formação, Mônica Agripina Botelho, disse que a elaboração do Arara Azul contou com a participação de membros das superintendências da Seduc, representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), e representantes do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores e Professores da Educação Pública). “Temos recebido muitos e-mails, fax e ofícios de profissionais que aguardavam ansiosos o início das inscrições para o curso”.

Segundo a secretária de Estado de Educação, professora Ana Carla Muniz, a Agenda do Governo, é voltada para a valorização dos profissionais da educação. Para ela, a capacitação desses profissionais, por intermédio do Projeto Arara Azul, é apenas uma das medidas adotadas para esta valorização. “Além do Arara Azul, o governador Blairo Maggi não tem medido esforços para ser um divisor de águas no campo educacional”, informou Ana Carla.

De acordo com a copeira, Maria Silvéria do Nascimento, que há 24 anos é funcionária da Seduc, a experiência foi de extrema importância para o desenvolvimento de sua função. “A qualificação abriu meus olhos em relação aos meus direitos e de que forma posso melhorar a qualidade do atendimento”, disse. Já o técnico administrativo educacional da Seduc, Adriano Sabino Gomes, salienta que os benefícios que o curso oferece vai além do aumento de 40% no nosso salário. “Ele amplia os nossos conhecimentos e, conseqüentemente, melhora a qualidade do nosso serviço”.

Para Maria Aparecida Lins, o projeto contribuiu muito para seu crescimento. “Hoje consigo ter noção dos meus direitos e deveres, na escola em que trabalho. Exerço o meu papel, colaborando com a formação dos nossos alunos”, revela.

PROJETO – O Arara Azul foi implantado em 1998 e passou por algumas modificações para melhorar o atendimento ao profissional da educação. De acordo com a coordenadora, Maria Aparecida Vaz Nolasco, o projeto tem a finalidade de qualificar os profissionais para enfrentar a nova realidade funcional. “Desde a implantação do programa, foram atendidas 4.555 mil pessoas. Para este ano, a nossa estimativa é que serão atendidas cerca de duas mil pessoas”, comentou.

A meta da capacitação é a formação e qualificação de 100% dos profissionais públicos da educação pública da rede estadual de Mato Grosso que tenham o curso médio completo. Desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento e Formação do Professor da Seduc, o projeto capacita e proporciona a funcionários da área técnica e de apoio administrativo educacional (merendeiras, porteiros, secretárias e vigias, entre outros) um novo enquadramento salarial, já que além de profissionalizar, prevê um reajuste de 40% em seus vencimentos.

O curso terá duração de 21 meses e será ofertado de forma regular e parcelada com 14 pólos, envolvendo cursistas de diferentes municípios de Mato Grosso. Para se matricular, o servidor deverá levar cópias do certificado ou diploma; do enquadramento temporário; dos documentos pessoais; e duas fotos 3x4. “Estamos selecionando as matrículas dos alunos, mas terão prioridade os alunos com mais tempo de serviço prestado ao Estado”, finalizou Nolasco.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385993/visualizar/