Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 15:41
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A partir do próximo domingo (18.04), vários povos indígenas de Mato Grosso, alunos e entidades ligadas a esta questão, vão se reunir no prédio do Museu Rondon, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para participarem da Semana dos Povos Indígenas.

A temática do evento será "Água é vida, alicerce das tradições e sobrevivência dos povos indígenas". O encontro tem como finalidade colaborar na construção de novos saberes sobre os povos indígenas; e na formação de cidadãos que reconheçam a diferença do outro para uma convivência respeitosa com a diversidade cultural dos povos indígenas.

A Semana do Índio terá uma programação extensa até o dia 23. Neste período ocorrerão palestras, exposições, vendas de artefatos e comidas indígenas, além de espetáculo musical, coral, filmes e mesa redonda. Na abertura acontecerá uma oficina sobre o panorama dos povos indígenas, com enfoque na água, seus usos diários e rituais das diferentes etnias do Estado; e o povo Tremembé do Ceará. Em seguida, será aberta a Exposição Etnográfica do Museu Rondon.

O evento é uma parceria dos Institutos, Sócio Ambiental e de Ciências Humanas Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Secretaria de Educação (Seduc), do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Organização Amazônia Nativa (OPAN).

De acordo com um dos membros da equipe de Educação Indígena da Seduc, Wanda Fortunato, vivem em território mato-grossense, 38 sociedades indígenas, que pertencem aos troncos lingüísticos: Tupi, AruaK, Jê e Karib. Tal variedade coloca Mato Grosso como o segundo colocado em número de etnias indígenas do país, onde habita cerca de 30 mil índios.

Hoje o Estado, conta aproximadamente com 170 Escolas Indígenas, sendo que cada uma delas tem a sua especificidade, pois cada povo tem o seu costume, tradições, cosmologia e formas de organização social. Estas escolas atendem 9.800 alunos, matriculados no Ensino Fundamental e Médio. O Estado é pioneiro na implementação de programas de Formação específica para professores indígenas que atuam nas escolas das aldeias.

A Seduc em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Funai, atende 200 professores de 3º Grau, pertencentes a 37 etnias de 11 estados brasileiros.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386000/visualizar/