Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 15:30
Por: Sérgio Fernandes

    Imprimir


Desde dezembro de 2003, um milhão e 669 mil reais, provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF), estão retidos na conta da Prefeitura de Cuiabá, que não pode utilizar o recurso porque as obras referentes ao mesmo estão paralisadas. O dinheiro destina-se à construção de quadras cobertas em 16 escolas na Capital. De acordo com a deputada Verinha Araújo, do PT, a CEF só libera o recurso conforme o andamento das obras e a última vistoria foi realizada em julho do ano passado. De lá para cá, as obras não tiveram andamento.

O assunto foi discutido esta semana numa reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de representantes das escolas, da CEF e das Secretarias Municipais de Viação e Obras e de Educação. Conforme Verinha, que também participou da reunião, a execução das obras nas escolas, antes da paralisação, varia de 5,60%, na escola Octacílio da Cruz, no Setor IV do CPA III a 26,10%, na escola Ana Krause, no bairro Jardim Industriário II. Com a paralisação, as obras já feitas estão se deteriorando.

Em metade das escolas beneficiadas as obras prevêem a instalação de quadras cobertas. No restante, além da quadra coberta, será feita também a instalação de arquibancadas e palco. Estão previstos dois milhões de reais do governo federal para estas obras. Até o momento já foram libertados cerca de 330 mil. A contrapartida prevista da Prefeitura é de 40 mil reais.

Conforme Verinha, o prefeito da Capital, Roberto França, tem costumeiramente criticado o governo federal sob a alegação de falta de apoio, mas ela garante que os recursos estão vindo. “Como nesse caso, em que os recursos estão disponíveis desde dezembro do ano passado, mas que não são utilizados devido à desorganização do Executivo Municipal”, disse. A deputada lembrou que, no início do ano passado, participou de uma reunião em Brasília no gabinete do ministro das Cidades, Olívio Dutra. Na ocasião, foi garantida a liberação de recursos para obras em Cuiabá, inclusive para a construção das quadras cobertas. Participaram desta reunião, além de Verinha, a senadora Serys Slhessarenko, o deputado federal Carlos Abicalil (ambos do PT). “O prefeito Roberto França precisa parar de atacar injustamente o governo federal, tentando encobrir as falhas de sua própria administração, que não consegue sequer pagar salários em dia”, reforçou Verinha.

Uma nova reunião já foi marcada para discutir o problema. Será no dia 17, também no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Além dos já citados, estes são os bairros que foram contemplados e cujos representantes reivindicam a continuidade da construção das quadras cobertas: Jardim Umuarama, Doutor Fábio, Jardim Santa Laura, Jardim dos Ipês, Jardim União, Canjica, Jardim Araçá, Jardim Nova Esperança, Jardim Ouro Fino, Jardim Industriário I, Coxipó, Novo Colorado, Aguaçu e Jardim Fortaleza.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386006/visualizar/