Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 11:22
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), apresentou um projeto de lei dispondo a estadualização da estrada que liga a rodovia BR-364 até a margem do rio Cabixi na divisa com o estado de Rondônia, no município de Comodoro. De acordo com o projeto, esse trecho possui uma extensão de 80 quilômetros e com a estadualização, o governo do estado passaria a realizar todas as obras e restaurações necessárias e construção de pontes.

No entanto, o projeto foi vetado em plenário e encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Um acordo entre os membros da CCJ deve permitir que essa matéria seja remetida ao plenário e colocada pelo presidente da Casa, deputado José Riva (PTB), para discussão ainda esta semana.

Para Riva, o crescimento do município de Comodoro tem proporcionado a evolução das localidades ao seu redor e, segundo o presidente da Assembléia, desta forma é que, para melhor escoar os produtos oriundos daquela região e permitir uma ligação mais eficaz com o distrito de Noroagro e região é que se torna necessária a estadualização do trecho.

“A estadualização da estrada vai proporcionar um fluxo mais dinâmico de cargas e passageiros daquela região, barateando o frete e aumentando, com isso, a competitividade dos produtos ali produzidos, gerando mais divisas com nosso Estado”, avaliou Riva.

Segundo informações da Coordenadoria de Estudos e Projetos da Secretaria de Infra-estrutura do Estado de Mato Grosso (Sinfra), o projeto ainda não chegou ao órgão para ser analisado, porém, adiantou que há boas possibilidades de estadualização deste trecho em razão de ser uma área produtiva para o Estado.

“Para estadualizar uma estrada, o projeto precisa preencher todos os requisitos necessários desde o trajeto até o conhecimento de mapas”, explica o coordenador Adélcio Batista, argumentando também que Comodoro está se tornando um modelo econômico da região oeste do Estado e um dos principais pólos de desenvolvimento regional nas áreas do comércio, educação, saúde, bancos e outros setores.

Apostando no desenvolvimento não só de Comodoro, mas também de toda a região oeste, Riva prevê também que a estadualização do trecho proporcionará um avanço em todos os setores.

“O melhoramento dessa estrada vai melhorar a qualidade de vida para as populações das comunidades que ali trafegam”, garante o presidente da Assembléia.

A estadualização de 80 quilômetros até o rio Cabixi não vai comprometer diretamente o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Denit).

“Neste tipo de trabalho, fica toda a responsabilidade para o Estado e não ao Denit, que desenvolve programas para as rodovias federais”, lembra o engenheiro do órgão, Laércio Coelho Pina.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386043/visualizar/