Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 11:15
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


Reverenciando a nação indígena, a artista plástica Deuseni Félix, expõe em Barra do Garças/ MT, na reserva Meruri, a partir desta quinta- feira (15.04) , 15 trabalhos em óleo sobre tela de sua autoria em que retrata o universo cultural do índio,e do seu cotidiano.

A mostra faz parte da comemoração do dia do índio,19 de abril, e da entrega do projeto intitulado de “Morada dos Filhos do Sol” ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao secretário de Ação Política, Louremberg Nunes Rocha, e ao superintendente de Assuntos Indígenas, Idevar José Sardinha e também a homenagem que a secretaria de Cultura presta ao ministro Gilberto Gil.

Esse projeto elaborado pelo IDETI (Instituto das Tradições Indígenas),uma organização não governamental, criada e dirigida por índios de várias etnias, visa o resgate e preservação dos povos indígenas.

HISTÓRIA - Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de autoridades de diversos países da América .O tema central do evento girou em torno do índio ,sua vida, tradição, condição de vida.Porém habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após intensa reflexão do que representava o Congresso na luta pela garantia de seus direitos, decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, passou a ser o Dia do Índio em todo continente americano.

No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto de nº 5.540, em 1943, determinando que a exemplo dos demais países Americanos, o Dia do Índio fosse comemorado no dia 19 de abril.

ARTISTA - Deuseni Félix foi uma das grandes revelações da II Bienal de Arte Moderna e vem retratando em suas telas os quatro grupos étnicos: o índio, o amarelo, o branco e o negro. Nesta mostra, a artista plástica Deuseni tem por objetivo despertar sobre a importância da etnia indígena na formação cultural e social do Brasil, junto a sociedade através de suas telas.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386047/visualizar/