Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 17:57
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira e o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), major Wilquerson Felizardos Sandes, apresentam no Ministério Público do Estado as diretrizes e o funcionamento do GGI. O encontro será às 8 horas desta quinta-feira (15.04), no MP.

A apresentação irá abordar o funcionamento e a proposta do Gabinete, que foi instalado em Mato Grosso no final do ano passado. O GGI é a instância de discussão e elaboração de propostas de ações para a segurança pública. O Gabinete é uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública e foi implantado em Mato Grosso em outubro do ano passado.

Dentre os gabinetes já em funcionamento no país, o do Estado vem sendo considerado como modelo pelo Ministério da Justiça. O GGI trabalha ainda no Estado com três grupos temáticos, o de conflitos agrários o de conflitos indígenas e os de crimes contra a pessoa.

O Gabinete tem em sua composição, representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Policia Judiciária Civil, Superintendência da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Perícias e Identificação, Secretaria Adjunta do Sistema Prisional, SENASP/Ministério da Justiça, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros, além de convidados como representantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), do Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Justiça Federal, Procuradoria da República e ABIN.

AÇÃO CONJUNTA - A partir das decisões tomadas pelo GGI, todos os setores envolvidos passam a atuar de forma sistêmica e complementar às ações dos órgãos constituídos, respeitando suas competências, com o objetivo de gerenciar os problemas da Segurança Pública.

Com a implantação dos gabinetes de gestão integrada nos Estados, será criada uma rede estadual e nacional de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão que servirá também para a identificação de demandas, auxiliando os organismos no estabelecimento de suas ações prioritárias, para garantir a implantação das políticas vinculadas ao Plano Nacional e Estadual de Segurança Pública.

A apresentação no Ministério Público Estadual faz parte de uma agenda de palestras que estão acontecendo em todos os órgãos e entidades que compõem o sistema de segurança em Mato Grosso.

Até o momento já foram realizadas apresentações na Sejusp, na Polícia Judiciária Civil, na Superintendência de Perícias e Identificações, Corpo de Bombeiros, Exército, Sistema Prisional e escritório da Unesco.

DEMANDAS - Já estão agendadas novas reuniões na Justiça Federal, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Algumas secretárias de governo, do a de Educação, Trabalho e Tecnologia e Esportes e Lazer, entre outras.

“Estas instituições estão criando demandas ao GGI. Na reunião com o Sistema Prisional, por exemplo, foi apresentada uma sugestão para que se inclua na pauta do Gabinete a reativação do comitê de gerenciamento de crises”, explica o secretario executivo do GGI.

O Comitê de Gerenciamento de Crises foi criado em outubro de 2002, e até hoje não foi efetivado. O objetivo do comitê é atuar no atendimento de ocorrências com reféns, rebeliões em presídios e outras ações, quando necessário.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386074/visualizar/