Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 17:50
Por: Paula Muramatsu

    Imprimir


Teve início na tarde desta quarta-feira (14.04), o projeto Serviço Civil Voluntário da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A aula inaugural do projeto foi no teatro da UFMT e contou com a presença dos jovens que participarão do projeto.

Como parte do Primeiro Emprego, o Serviço Civil Voluntário é uma etapa de preparação do jovem para o mercado de trabalho. Através de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, os participantes poderão ter acesso à maioridade tendo contato com o exercício da cidadania aliada à prestação de serviços voluntários à comunidade e posterior inserção no mercado de trabalho.

O projeto terá a carga horária de 600 horas, sendo 200 horas de qualificação, 200 horas de apoio à elevação de escolaridade e 200 horas de prestação de serviços à comunidade. De acordo com a coordenadora do projeto Serviço Civil Voluntário da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Clélia Borges, uma equipe de psicólogos, assistentes sociais estará acompanhando os alunos e identificará entre as turmas quais os cursos de qualificação que se encaixam ao perfil dos jovens. “Não podemos oferecer cursos de informática para quem quer ser padeiro”, exemplificou Clélia Borges. O objetivo do projeto é inserir 20% dos alunos no mercado de trabalho.

No total estão participando do projeto 140 jovens, com idades entre 16 e 24 anos. Deste número, 20 estão em liberdade assistida e 12 são egressos. Segundo a superintendente do Centro Sócio-Educativo Pomeri da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Maria Aparecida Culturato Ferreira, a Setec abriu as portas para os jovens que estão sob medidas sócio-educativas do Pomeri. “É uma oportunidade de promover a inclusão social destes jovens e proporcionar a eles chance de readquirir confiança para ingressar na sociedade novamente”.

Cada um dos 140 jovens selecionados receberá R$ 150 mensais durante seis meses, além de vales-transporte e materiais didáticos. A seleção foi realizada através do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de acordo com pré-requisitos exigidos, tais como idade entre 16 e 24 anos, com índice de escolaridade inferior à educação básica, renda familiar per capita de até meio salário mínimo, vivência em situações de risco social e jovens egressos de instituições sócio-educativas ou instituições penais.

Para o aluno Estive Alen Marques Pereira (18), a oportunidade de participar do projeto é única, principalmente para jovens, que como ele, nunca trabalharam e têm a expectativa de conseguir um emprego. “Acredito que minha vida mudará a partir deste curso e poderei crescer profissionalmente”, relatou o adolescente.

Durante a aula inaugural, a pró-reitora de Vivência Acadêmica e Social, Marilda Matsubara, destacou a importância de projetos como o do Serviço Civil Voluntário. “Ele é o começo de um processo de construção da cidadania entre os jovens mato-grossenses. E a UFMT está dando a sua parcela de contribuição nesta ação de inclusão social implementada pelo Governo de Mato Grosso”.

Além de efetuar o pagamento com recursos disponibilizados através da parceria entre Governo Federal e Governo do Estado, a Setec ficará responsável por acompanhar os serviços contratados em todos os aspectos, referentes tanto ao órgão executor quanto à instituição fiscalizadora.

A executora será a UFMT, responsável pela prestação de serviços, inclusive no que se refere à qualidade da seleção e treinamento dos recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento, bem como a inserção dos dados no Sistema de Ações de Gestão de Emprego (Sigae).

O Sigae é uma ferramenta de gestão, monitoramento e transparência dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), aplicados às Políticas Públicas de Trabalho e Renda, integrando qualificação profissional, seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra e informações ao trabalhador.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será a fiscalizadora, detectando falhas e comunicando à Setec quaisquer fatos que exijam medidas corretivas.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386075/visualizar/