Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 15:22
Por: Naiara Martins

    Imprimir


A assinatura do convênio de R$ 9,9 milhões de reais, entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, destinados à construção de casas populares, deverá gerar mais de 1800 empregos diretos e indiretos na área da construção civil. O valor do recurso será repassado para os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, que pretendem erguer os residenciais Mirante de Cuiabá, Athaíde Ferreira da Silva e, Residencial Violetas, respectivamente.

Além de promover a dignidade da população, facilitando o acesso a moradia, o Governo do Estado automaticamente produz outros frutos: como a geração de empregos.

Cada trabalhador da construção recebe em média dois salários mínimos, cerca de R$ 600 reais, que deve garantir o sustento mínimo de uma família composta por quatro pessoas. Se considerarmos que cada conjunto habitacional, ocupou a mão-de-obra de aproximadamente 800 pessoas, mais de 5 mil empregos foram gerados desde o ano passado, em se tratando apenas da área de construção civil.

Somado a geração de emprego, somente o convênio firmado na tarde de ontem, 13.04, irá beneficiar 454 famílias, destas, a metade serão funcionários públicos do Estado. As casas serão erguidas com recursos do Fethab (Fundo Estadual de Habitação), por meio do sub-programa PAR (Programa de Arrendamento Residencial), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infra-estrutura (SINFRA).

As regras do PAR, estipulam que 50% das casas levantadas com recursos públicos devem ser distribuídas entre funcionários da rede estadual. As casas respeitam um modelo padrão de 50 metros quadrados, dividido em sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

SEGURANÇA NO TRABALHO – Os trabalhadores envolvidos nas obras de construção civil no Estado de Mato Grosso, estão guardados pelo sistema de Fiscalização Preventiva e Integrada, o FPI. A Fiscalização Preventiva age orientando as empresas construtoras da necessidade de fornecer boas condições de trabalho aos funcionários.

As empreiteiras que desenvolvem trabalhos junto ao Governo do Estado, têm seus trabalhos e condições de serviços avaliados, a fim de que não ofereçam risco aos trabalhadores da obra. Além de cuidar da segurança dos construtores, o FPI também garante a qualidade do serviço prestado.





Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386095/visualizar/