Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 15:15

    Imprimir


Pela primeira vez desde sua criação e ao completar 256 anos, Mato Grosso terá incluída a comemoração do seu aniversário no calendário oficial do estado. A partir de 2004, em todos os dias 9 de maio serão desenvolvidas atividades cívicas alusivas à data, como hasteamento de bandeira, homenagens e trabalhos sobre o tema. Nas escolas, além dessas atividades serão realizados concursos específicos de redação.

O dia 9 de maio foi escolhido por ser o da fundação da Capitania de Mato Grosso com a assinatura da Carta Régia, pelo rei Dom João V, de Portugal, em 1748. “A criação da capitania marcou efetivamente a criação do estado. Esse evento diz respeito a Mato Grosso inteiro e acreditamos que o dia passará a ser dedicado a cerimônias para honrar nossa história e nossa cultura”, salientou o autor da lei que criou a data – deputado João Malheiros (PPS).

Ele descartou a idéia da criação de mais um feriado e esclareceu que o principal objetivo é estipular e determinar a data como momento de comemorações através de atos cívicos, contribuindo para o revigoramento da cultura regional e para reforçar o estímulo do despertar para a cidadania.

Essa intenção ficou explícita na orientação para a transferência da data para o primeiro dia útil imediatamente anterior ou posterior sempre que o 9 de maio cair em fins de semana ou se chocar com algum feriado.

De acordo com Malheiros, a medida serve para evitar o esvaziamento das comemorações, principalmente nas escolas. “Nossa preocupação é, acima de tudo, com os jovens. Precisamos despertar neles a cidadania e o amor às coisas do nosso estado”.

Um dos principais entusiastas da medida, o governador Blairo Maggi já marcou para o próximo dia 9 de maio (domingo) a inauguração da Praça das Bandeiras, localizada na Avenida Rubens de Mendonça – a Avenida do CPA –, nas proximidades da sede do governo.

Segundo o texto da lei, a comemoração também “não inclui dispensa de trabalho e passa a constar de eventos cívicos, educativos e informativos sobre o estado”. Também fará parte a realização de programação mínima com hasteamento da bandeira de Mato Grosso e execução do seu hino em todas as sedes de poderes estadual e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Sempre sob coordenação da Secretaria de Estado de Cultura ou eventual substituto, os órgãos responsáveis pelas políticas cultural, educacional e de comunicação em todo o estado deverão elaborar anualmente a programação comemorativa adicional, a ser desenvolvida em Mato Grosso, e promover campanha publicitária alusiva à data.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386098/visualizar/