Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 13:55
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Nova Marilândia reuniu-se ontem à noite, nas dependências da Câmara Municipal, para tratar de diversos assuntos referentes a questões agrárias, bem como do Projeto Casulo, criado para dar sustentação à implantação de uma atividade econômica que foi responsável pela mudança da política econômica local.

A Avicultura é hoje a maior atividade econômica de Nova Marilândia, gerando emprego e renda as centenas de famílias e também provocando um crescimento espetacular nos últimos três anos. O Município que não tinha nenhuma loja de material de construção, hoje possui duas, em função do aumento do déficit habitacional. Abriram também Supermercados, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, Confecções, Posto de Gasolina, Instituição financeira, entre outras atividades, que gerou uma cadeia de empregos diretos e indiretos, que impulsiona a economia local.

A reunião do Conder ontem à noite, discutiu entre outros assuntos, a exclusão de famílias que não estão obedecendo às normas impostas e possam comprometer o Projeto Casulo. Pessoas que tenham interesse em fazer parte do projeto, também são avaliadas pelo conselho.

Três famílias tiveram seus problemas discutidos, e caso não cumpram serão desligadas do projeto e perderão a assistência técnica disponibilizada pelo município. Uma família foi integrada ao projeto, ontem, e receberá apartir de agora, toda cobertura para a criação de frangos.

“Nos acompanhamos par e passo a execução das metas, caso alguma família não esteja atingindo as metas, nós nos reunimos e definimos uma solução, em últimos casos a exclusão dela do programa” disse a Secretária Municipal de Agricultura e Presidente do Conder, Carla Giovana.

O Prefeito Municipal, José Aparecido dos Santos (PFL), Cidinho, que também participa das reuniões, disse que a decisão do conselho é soberana e tem sido responsável também pelas questões relativas ao desenvolvimento do município. “O Conselho que reúne membros de diversos segmentos da sociedade tem sido atuante e é responsável pela execução de projetos importantes, como este da avicultura, que mudou nossa cidade e hoje experimentamos um crescimento invejável” salientou Cidinho.

O Juiz Substituto da Comarca de Arenápolis, Geraldo F. Fidélis, que também é responsável pelos municípios de Santo Afonso e Nova Marilândia, esteve presente e assistiu toda a reunião, disse que achou interessante a preocupação dos conselheiros com o crescimento da cidade e a sustentabilidade da atividade. “Sinceramente me impressionou a preocupação e a seriedade com que tratam as questões referentes ao desenvolvimento do município” destacou Geraldo Fidélis. O Magistrado participou apenas como ouvinte, sem opinar nas decisões do conselho, o que segundo ele objetiva conhecer a sociedade onde vive, sem que isso comprometa sua atuação como magistrado.

"Entendo que o Judiciário deve ser transparente, aproximando-se da comunidade, a fim de conhecê-la e ser por ela conhecido em suas ações, que visam a pacificação dos conflitos de interesses. A cordialidade e respeito com que sou recebido pelos demais Poderes e órgãos de desenvolvimento municipal, ao contrário de influenciar minhas decisões, auxiliam na visualização dos problemas locais, de interesse público, que, porventura, venham bater às portas do Poder que represendo nesta Comarca", frisou Fidelis.

Participaram da reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Alexandre, Presidente do Projeto Casulo, Juares Soares, vereadores e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Nova Marilândia.




Fonte: Redação Reporter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386108/visualizar/