Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Abril de 2004 às 17:06
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


Resgatar e preservar a tradição, os costumes da cultura da Nação Bororo. Esse é o objetivo do projeto Meri Ore Eda, que significa na língua Bororo “Morada dos Filhos do Sol”, que será entregue ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e ao secretário Extraordinário de Ação Política, Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, e ao superintendente de Assuntos Indígenas, Idevar José Sardinha, na próxima quinta-feira (15.04), na aldeia Meri Ore Eda, que fica na reserva Meruri, localizada a 46 quilômetros do município de General Carneiro (441 km de Cuiabá). O secretário Extraordinário de Ação Política irá representando o Governador Blairo Maggi, que estará recebendo no mesmo dia o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, na Agrishow Cerrado, em Rondonópolis.

O projeto foi elaborado pelo Instituto das Tradições Indígenas (Ideti), uma organização não governamental criada e dirigida por índios de várias etnias. A proposta é criar uma aldeia tradicional modelo, dentro da reserva Meruri, onde os índios possam recuperar a suas tradições, que vem se perdendo ao longo dos últimos 100 anos.

A idéia é ir além, do resgate das moradias e modo de vida tradicional dos Bororos. “Nós vamos desenvolver oficinas, como a que vai resgatar a língua Bororo. Os mais novos terão que ficar pelo menos 1 hora por dia aprendendo com os antigos a nossa língua original”, disse o Paulo Miriakuréu, um dos diretores do Instituto e futuro cacique da aldeia tradicional modelo. “Hoje em dia, quase ninguém fala mais a nossa língua. Isso é muito grave”, avalia Miriakuréu.

De acordo com o líder Bororo, a aldeia tradicional modelo terá na sua arquitetura os fundamentos que respeitam a cultura da etnia. Serão 17 casas construídas em madeira e palha trançadas, disponibilizadas em forma de círculos. No centro está o pátio, lugar de cerimônia, danças e onde fica também o “Bao” – casa dos homens - local onde são realizadas as reuniões e tomadas as decisões importantes.

Miriakuréu informou que atualmente muitas aldeias já não têm mais o formato tradicional a cultura Bororo, como é o caso da reserva Meruri e Sangradouro, onde todas as casas são de alvenaria e disponibilizadas em forma de fileira.

No projeto Morado dos Filhos do Sol consta ainda a construção de uma aldeia dos visitantes, também da forma tradicional. O local, segundo o líder Bororo, possibilitará as pessoas conhecerem pessoalmente a rica cultura dos indígenas.

O projeto visa também que os índios da aldeia tradicional vivam da agricultura original Bororo, com a plantação de batata, cará, inhame, mandioca e milho. Criação de peixe em represa. “O rio não tem mais peixe”, informou Miriakuréu. E ainda instalação de criadouro de animais silvestres, como por exemplo, o porco do mato. Depois da procriação dos animais na aldeia, eles serão soltos no cerrado. Dessa forma, os índios também estarão praticando a caça tradicional.

Durante a entrega do projeto serão apresentadas danças da Nação Bororo, como a do “Kaiwo”, “Dança do Marido” e do “Oiezo”. A construção da aldeia tradicional modelo é encarada pelo líder Bororo, Paulo Miriakuréu, como uma forma de manter viva as tradições da etnia e fazer com que outras aldeias possam desenvolver também o modo de vida de seus ancestrais. “Temos que preservar nossa cultura para que sejamos preservados. O povo existe se ele tiver cultura, tradição”, afirmou.

BOROROS - O povo Bororo se autodenomina Boe, Gente. A língua falada é da família lingüística Jê.

Atualmente são aproximadamente 1600 índios vivendo em dez aldeias, distribuídas por quatro reservas: Tadarimana, Tereza Cristina, Merure e Perigare.

No passado, o território dos Bororo se estendia por uma grande região de cerrado do Brasil Central, onde estão localizados os estados de Goiás e Mato Grosso, indo até o norte de Minas Gerais. As aldeias da região de Minas Gerais foram extintas no século 18, após contato com os bandeirantes. Hoje, a maior parte dos Bororos vive em Mato Grosso, na altura do km 120 da BR-070, que liga Cuiabá a Barra do Garças. Outros grupos se fixaram nas proximidades de Rondonópolis e Santo Antônio do Leverger.

AGENDA DO MINISTRO EM MATO GROSSO :

Dia 15 de abril (quinta-feira) 9 horas - Desembarque no aeroporto Municipal de Barra do Garças (horário Mato Grosso)

10h30 – Município de General Carneiro – Recepção na aldeia Meruri

-reunião com lideranças indígenas

-discussão do projeto

14horas – Embarque para Barra do Garças com destino ao Rio de Janeiro.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386177/visualizar/