Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 13 de Abril de 2004 às 17:05
Por: Ana Karla Costa

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizará nos dias 14 e 15 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o “I Seminário sobre Violência contra Crianças e Adolescentes”. O objetivo da Secretaria de Saúde é sensibilizar os profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação, justiça, segurança, assistência social, ONG’s, Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente e Conselhos Tutelares de Cuiabá e Várzea Grande, sobre a importância de se combater este tipo de violência que nos últimos anos vem crescendo assustadoramente.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, a violência é um fenômeno que atinge milhares de crianças e adolescentes, deixando seqüelas que causam profundos danos para a vida da vítima.

Segundo informações de Conselhos Tutelares de 63 municípios, somente em 2002, foram notificados 1.249 casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes.

Diante deste quadro que vem se agravando devido a desinformação, a SES acredita que é necessário uma ação conjunta, onde todos os segmentos comprometidos com a mudança social, trabalhe para provocar alterações comportamentais capazes de consolidar uma nova concepção de infância, garantindo os direitos das crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os temas abordados neste seminário serão: Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes; A situação da Violência Infanto- Juvenil no Brasil; Os tipos de Violência e suas conseqüências para a Criança e o Adolescente; Aspectos Legais envolvidos na problemática da violência; Abordagem Intersetorial na prevenção e tratamento da Violência Infanto- Juvenil; Rede de enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes- A experiência da cidade de Niterói- RJ; Subsídios para implantação da Rede Municipal.

Os palestrantes do seminário serão Maria Amélia Azevedo- profª . Titular da USP; Carlos Felipe Almeida- Secretaria de Atenção à Saúde (Coordenadoria de Prevenção à Violência e Causas Externas); Alexandre do Nascimento- Psicólogo- Membro do Fórum Colegiado Nacional dos Conselhos Tutelares- presidente do 1º Conselho Tutelar de Niterói- RJ.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386178/visualizar/