Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 13 de Abril de 2004 às 16:56
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Após três horas de negociações, o deputado José Carlos de Freitas (PP) foi libertado pelos trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Acampados (MTA) e Movimento dos Sem Terra (MST). Os manifestantes mantiveram o parlamentar refém por aproximadamente duas horas.

Ainda nervoso, Freitas, explicou que foi solto após se comprometer em agendar uma reunião para amanhã (14), às 14 horas, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com mais cinco deputados e representantes das 400 famílias que estão instaladas em frente da entidade há cerca de 20 dias.

Isolado em uma das salas do órgão, o deputado informou que os trabalhadores cercaram o prédio do Incra e estavam armados com pedaços de pau. As negociações avançaram após a intervenção do superintendente do Incra em Mato Grosso, Leonel Wohlfarhrt, que assegurou a reunião com os parlamentares.

“Foi uma situação muito difícil e lamentável. Não podemos permitir que fatos como este voltem a acontecer. É preciso que a Reforma Agrária aconteça”, desabafou Freitas, que chegou à sede do Incra para uma audiência para debater sobre o problema da colheita da cana nas usinas de Jaciara e do Pantanal.

Durante o episódio, os integrantes dos movimentos questionaram o deputado sobre os projetos que o parlamentar já apresentou em prol da classe trabalhadora.

Estávamos ali para reivindicar o direito da colheita da cana nas usinas e também resguardar a vida dos cerca de 1,5 mil operários que trabalham dentro da usina”, afirmou a psicóloga Naiara Ferreira de Oliveira, de Jaciara, que solicitou o intermédio do deputado nas negociações da usina. Acompanharam também o vereador Max Joel Russi (PL) e diretores das usinas.

Todos têm o direito à Terra. Por isso, é preciso que haja uma Reforma Agrária justa”, disse Freitas, ao direcionar a culpa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo o deputado, ainda não apresentou nenhuma ação que culmine na solução do problema.

Após a libertação, o deputado seguiu para a abertura da Agrishow Cerrado em Rondonópolis. Segundo a assessoria de gabinete de Wohlfarhrt, o superintendente está com problemas particulares e não pôde falar sobre o assunto.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386180/visualizar/