Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Abril de 2004 às 13:51

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Turismo criou este ano o Campeonato Estadual de Pesca que será realizado dentro da programação dos 16 municípios que possuem campeonatos consolidados. “O Campeonato será itinerante, estará em cada cidade e os melhores classificados nos campeonatos municipais irão acumular pontos para o Estadual”, disse o secretário de Turismo, Ricardo Henry. O Campeonato está previsto para começar no dia 18, junto com o campeonato de pesca de Barra do Bugres.

O Campeonato está programado para ter 16 etapas: a primeira dentro de Barra do Bugres; a segunda, durante o campeonato de Santa Rita do Trivelato, dia 6 de junho; a terceira em Sinop, dia 16 de junho; a quarta em Sorriso, dia 18 de julho; a quinta em Sapezal, dia 25 de julho; a sexta em Luciara, primeiro de agosto; a sétima em Nova Xavantina, dia 8 de agosto; a oitava em Barra do Garças, dia 15 de agosto; a nona em Brasnorte, dia 22 de agosto; a décima em São José do Rio Claro, dia 29 de agosto; a décima primeira em Vila Bela da Santíssima Trindade e décima segunda em Juína, ambas serão realizadas dia 5 de setembro ;já as décima terceira e décima quarta serão realizadas no dia 12 de setembro em Paranaíta e Pontes e Lacerda; a décima quinta em Porto Esperidião, dia 19 de setembro; e a décima sexta e final do campeonato está programada para ser realizada junto com o campeonato de Cáceres, no dia 25 de setembro.

As principais regras são: equipe de no mínimo duas pessoas e embarcados. Respeitando estes requisitos, o Campeonato Estadual aceitará as regras dos campeonatos municipais de ‘Pesca Esportiva’ e ‘Pesque e solte’. “São 16 campeonatos em todo o Estado, o Governo não interferirá neles, apenas aproveitará a classificação dos pescadores esportivos, e quanto mais eles participarem, mais chances terão de receber o troféu estadual”, explicou a secretária adjunta de Turismo Yeda Assis.

A intenção da Secretaria de Turismo em promover o primeiro Campeonato de Pesca de Mato Grosso, em nível estadual, é “alimentar um novo mercado”, o resultado econômico é o consumo de diversos produtos como barcos, materiais de pesca, combustíveis e equipamentos, estimulando principalmente os setores de serviços como agentes, guias, piloteiros, cozinheiros, etc.

Segundo levantamento da Secretaria de Turismo, cerca de 3 milhões de pescadores esportivos viajam pelo mundo em busca da emoção da pesca. Ainda de acordo com o levantamento, o turismo da pesca no Brasil movimenta 500 mil pescadores por temporada, com um custo médio de R$ 1,6 mil por pessoa, que gasta com hospedagem, alimentação, transporte e estrutura de pesca.

Para o Campeonato Estadual, o Governo usará recursos do Ministério de Turismo que poderá apoiar as ações durante os campeonatos e dar bons prêmios no final do campeonato. “Com o Estadual, nós queremos valorizar os campeonatos já existentes nos municípios e fomentar o turismo interno “, finalizou Henry.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386207/visualizar/