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Carros & Motos
Terça - 16 de Outubro de 2012 às 15:15

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Divulgação
Ford Fusion 2013
Ford Fusion 2013


A Ford apresentou nesta terça-feira (16), à imprensa brasileira, em Los Angeles (EUA), o novo Fusion, na versão top de linha Titanium. O modelo completa, ao lado dos já lançados novos EcoSport e Ranger, um trio de modelos que passaram por profundas transformações mecânicas e estéticas. Tal versão, chamada de Titanium AWD 2.0, sai por R$ 112.990.

Segundo a Fordx, este modelo nos Estados Unidos sai ao menos por US$ 36 mil (R$ 73.357). O modelo estará disponível em quatro versões: Titanium 2.0 AWD (R$ 112.990), Titanium 2.0 FWD, Duratec 2.5 flex e Titanum 2.0 Hybrid (esta última é híbrida). Segundo a Ford, a FWD tem os equipamentos topo de linha, como no AWD, mas o teto solar é opcional.

Ford Fusion 2013 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
Ford Fusion 2013 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)

 

O Fusion "antigo" tem preços médios de R$ 84,5 mil (2.5 SEL), R$ 94,3 mil (3.0 V6 SEL)  R$ 133,9 mil (Hybrid)

Apresentado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano, e flagrado em ruas do Brasil, o sedã chegará às lojas lembrando muito pouco seu antecessor (veja o antes e o depois abaixo). E poderá ser conferido antes disso no Salão do Automóvel de São Paulo, na próxima semana.
 




"O Fusion não tem nenhuma peça do carro anterior", resume Antonio Baltar, gerente de marketing da Ford do Brasil. "Ele é resultado da junção das plataformas do antigo Fusion e do Mondeo. Com essa nova plataforma, serão produzidos 1,3 milhão de carros globais", acrescenta.

O lançamento será por partes. A versão mostrada, a 2.0 AWD, terá pré-lançamento no Salão de São Paulo, com pré-venda até fevereiro. Já a 2.5 flex chega em março, junto com a 2.0 FWD. A híbrida tem estreia marcada para abril.

Sem disfarces, novo Fusion roda em São Paulo antes da estreia no Salão  (Foto: Rodrigo Mora / G1)
Sem disfarces, novo Fusion roda em São Paulo antes da estreia no Salão (Foto: Rodrigo Mora / G1)

 

Sobre a versão híbrida, ela também vem para substituir a que já era vendida no mercado brasileiro. A Ford não mudou a estratégia, mas aproveitou para reforçar o lado "ecológico" impulsionado no país com o novo regime automotivo. "Agora com o novo regime automotivo, será importante, pela questão da economia de combustível", diz Antonio Baltar. "Os concorrentes mostraram híbridos e elétricos em salões, mas só nós vendemos", ressalta o gerente de marketing.

Principais mudanças
As principais mudanças visuais são a grade dianteira anabolizada, seguindo a nova identidade de modelos Ford, faróis afilados e lanternas agora no topo da carroceria. O modelo será vendido em 160 países.



 

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Interior do Ford Fusion prima pelo segmento de luxo (Foto: Divulgação)

 

Na mecânica, uma das grandes novidades é o motor da família EcoBoost, pela primeira vez ofertada no mercado brasileiro: um bloco 2.0 16V turbo movido a gasolina. "O objetivo do Fusion no Brasil é disputar uma vaga na garagem de quem tem R$ 100 mil [para gastar com um carro]", explica Baltar.

 

Seguindo a tendência de motores menores e mais potentes, ele desenvolve 240 cavalos de potência a 5.500 rpm e possui torque de 34,7 kgfm, substituindo o volumoso 3.0 V6 (243 cv e 30,8 kgfm) com a promessa de mais desempenho e menos consumo.Dados da Ford apontam que o motor EcoBoost GTDI 2.0 faz 8,1 km/l em ciclo urbano e 10,9 km/l na estrada. A média é de 9,1 km/l. Veja ao lado vídeo do carro no Salão de Detroit, em janeiro.

Mesma potência do motor 3.0
De acordo com a fabricante, esse propulsor confere o mesmo nível de potência do bloco 3.0, porém, consome 15% menos de combustível e gera 15% menos emissões de CO2. A opção, porém, é reservada para a versão topo de linha, Titanium, que também traz tração integral (AWD) - a expectativa é de mais opções para o mercado brasileiro.

O objetivo do Fusion no Brasil é disputar uma vaga na garagem de quem tem R$ 100 mil "
Antonio Baltar, gerente de marketing
da Ford do Brasil

O câmbio é automático, de seis marchas, com opção de trocas manuais por meio de borboletas (paddle shift). Os freios contam com sistema ABS e a direção é elétrica. O carro mede 4,87 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,48 m de altura e tem 2,85 de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 453 litros. Segundo a Ford, tais medidas proporcionam 972 cm de espaço para as pernas nos bancos traseiros e 1,12 m nos bancos dianteiros. Para o quadril, há espaço de1,38 m nos bancos traseiros e de 1,39 m no dianteiro.

As cores disponíveis para o mercado brasileiro são: vermelho, preto, cinza, prata, azul e branco - mais pedida na pré-venda no Estados Unidos, informa Baltar.

Internamente, Baltar destaca no conjunto os bancos em couro com aquecimento, acesso ao porta-malas pelo banco e 10 posições para dirigir, sendo 3 delas memorizáveis.

Ford Fusion antes das mudanças (Foto: Divulgação)
Ford Fusion antes das mudanças (Foto: Divulgação)





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