Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Abril de 2004 às 14:09
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Idevar José Sardinha, chegou nesta segunda-feira (12/04) em Brasília para tratar da vinda ao Estado, do ministro de Cultura, Gilberto Gil, e também para fazer uma exposição sobre a atual situação do povo indígena a uma comissão formada por senadores, criada para propor contornos definitivos na demarcação de terras indígenas de Roraima, sendo ampliada à discussão para Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e que na semana passada, teve Mato Grosso incluído pelo senador Jonas Pinheiro.

Sobre a comissão, Sardinha deverá expor as dificuldades e as necessidades de Mato Grosso para os senadores, às 13h30 de terça-feira (13/04). “A exposição será também para alguns deputados federais, e depois dessa reunião, a comissão será convidada para vir a Mato Grosso, onde queremos envolver prefeitos e sociedade organizada na discussão para melhorar a vida do índio, tomando por princípio, que eles (os índios) querem ter ‘voz’ e opinar nas discussões”, complementou Sardinha.

Ainda nesta tarde de segunda-feira (12/04), Sardinha irá à secretaria Geral do Ministério da Cultura para tratar da visita do ministro da Cultura ao povo Bororo, que vive no Sudoeste de Mato Grosso. O ministro irá a uma das dez aldeias bororos, localizada a 60 quilômetros de General Carneiro. A intenção é levar o projeto Meri Ore Eda (Morada dos Filhos do Sol), elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas (Ideti).

O objetivo do projeto é promover o resgate cultural dos Bororos, com a construção de uma aldeia tradicional modelo dentro da Reserva Meruri e recuperando a tradição do povo, que vem se perdendo ao longo dos últimos 50 anos.

O representante do Estado, designado pelo governador Blairo Maggi, para receber Gilberto Gil será o secretário de Estado de Ação Política, Lorembergue Nunes Rocha, porque Maggi estará em Rondonópolis no Agrishow Cerrado.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386323/visualizar/