Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Abril de 2004 às 14:07
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), terá início nesta quarta-feira (14/04), o Serviço Civil Voluntário, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso.

Como parte do Primeiro Emprego, o Serviço Civil Voluntário pode ser compreendido como uma etapa de preparação do jovem para o trabalho. Através de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, os participantes poderão ter acesso à maioridade tendo contato com o exercício da cidadania aliado à prestação de serviços voluntários à comunidade e posterior inserção no mercado de trabalho.

Nesta segunda-feira (12/04) está ocorrendo o treinamento dos monitores, que serão responsáveis por ministrar as aulas nas salas anexas ao ginásio de esportes da UFMT.

O projeto terá a carga horária de 600 horas, sendo 200 horas de qualificação, 200 horas de apoio à elevação de escolaridade e 200 horas de prestação de serviços à comunidade.

Além de efetuar o pagamento com recursos disponibilizados através da parceria entre Governo Federal e Governo do Estado, a Setec ficará responsável por acompanhar os serviços contratados em todos os aspectos, referentes tanto ao órgão executor quanto à instituição fiscalizadora.

A executora será a UFMT, responsável pela prestação de serviços, inclusive no que se refere à qualidade da seleção e treinamento dos recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento, bem como a inserção dos dados no Sistema de Ações de Gestão de Emprego (Sigae).

O Sigae é uma ferramenta de gestão, monitoramento e transparência dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), aplicados às Políticas Públicas de Trabalho e Renda, integrando qualificação profissional, seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra e informações ao trabalhador.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será a fiscalizadora, detectando falhas e comunicando a Setec quaisquer fatos que exijam medidas corretivas.

Cada um dos 140 jovens selecionados receberá R$ 150 mensais durante seis meses, além de vales-transporte e materiais didáticos.

A seleção foi realizada através do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de acordo com pré-requisitos exigidos tais como idade entre 16 e 24 anos com índices de escolaridade inferior à educação básica, renda familiar per capita de até meio salário mínimo, vivência em situações de risco social e jovem egressos de instituições sócio-educativas ou instituições penais.

No primeiro momento haverá a identificação da necessidade de qualificação de acordo com o perfil de cada educando. “Não podemos oferecer cursos de informática para quem quer ser padeiro”, afirmou a assessora especial da Setec, Clélia Borges.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386324/visualizar/