Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Abril de 2004 às 14:04

    Imprimir


O Ten. Coronel Dr. Ramiro Alvarez Castro, Comandante de Fronteira Policial de San Mathias – Bolívia, manteve entrevista exclusiva com o a reportagem do Jornal Correio Cacerense, dia 06 próximo passado, oportunidade em que enalteceu o excelente trabalho que vem desenvolvendo o GFEFRON na fronteira Brasil/Bolívia, e, diante disso, manteve contato com seus comandantes de Santa Cruz de La Sierra e La Paz (capital boliviana) aos quais mostrou da importância dos militares bolivianos receberem instruções e treinamentos ministrados pelo GEFRON do Brasil, considerado pelos Oficiais Militares da Bolívia um exemplo de corporação militar e conhecedor das mais aprimoradas técnicas, teóricas e práticas. As autoridades bolivianas das duas capitais a do Estado de Santa Cruz de La Sierra e La Paz Capital Administrativa da Bolívia sinalizaram favoravelmente a aprovaram a idéia..

Victor Hugo, boliviano, atua na área de comunicação naquele vizinho país e incentivador dos intercâmbios comerciais e culturais entre os fronteiriços do Brasil e da Bolívia, demonstrou elevado interesse de manter contato com empresários brasileiros que tenham pretensões de implantar em San Mathias – Bolívia, empresas Importadoras, de produtos de origem brasileira.

Disse o Victor Hugo que San Mathias é uma cidade que depende 85% dos produtos brasileiros. Porém, se os produtos forem adquiridos em Cáceres ou Cuiabá no comércio comum à consumidor, tudo se torna muito caro, já que o produto é vendido com tributação e ao ser revendido na Bolívia é novamente tributado, encarecendo consideravelmente todos os produtos vindos do Brasil.

Citou como exemplo, uma cerveja (garrafa) custa em San Mathias o equivalente a R$ 4,00. Uma refeição (prato feito) em torno de R$ 7,00, todos os produtos alimentícios são de origem brasileira, vendidos por atravessadores e por ter bi-tributação o preço é elevado.

Victor Hugo, em sua entrevista exclusiva ao JCC, manifestou interesse em conversar por exemplo com a a Direção da Cometa Moto Center, para que a mesma, implante uma empresa em San Mathias devidamente oficializada, conforme determina a Lei, e Importe os produtos da Honda/Brasil para Bolívia, conquistando desta forma todo o mercado consumidor do Departamento (Estado) de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia e possibilite também a venda em parcelas com convênios bancários, principalmente com o Banco do Brasil de Santa Cruz.

Da mesma forma são bem vindas outras empresas brasileiras que queiram se instalar como Importadoras de produtos brasileiros no setor alimentício, cosméticos, eletro domésticos, eletro eletrônicos, computadores, moveis de aço (para escritórios) e muitos outros, porém que estes produtos sejam legalmente Importados do Brasil, facultando o direito de uma menor tributação brasileira.

Algumas grandes cidades na região central da Bolívia, são grandes importadores de Polietileno, tecidos, matéria prima para produção de adubos e fertilizantes, tecelagem própria para fabricação de Absorventes e Fraldas, máquinas e implementos agrícolas, tratores e colheitadeiras, mas estes produtos não são para a região de San Mathias, nossa região disse Victo Hugo, necessita de manufaturados, produtos alimentícios, peças de reposição de veículos automotores, motos e peças para motocicletas, tijolos, telhas e todo tipo de material de construção.

Victor Hugo se fazia acompanhar de um Oficial da Polícia Militar da Bolívia, dois moto taxistas credenciados pelo Sindicato de Moto-taxistas de Bolívia. Em San Mathias hoje estão trabalhando nesta atividade aproximadamente 80 motoqueiros e o número poderá aumentar muito mais se os mesmos pudessem comprar as motos diretamente de um distribuidor com uma tributação no sistema Exportação, para que os bolivianos pudessem adquirir as motos e no custo final não fosse maior do que as compradas em Cáceres por exemplo. Acontece que uma moto devidamente legalizada, adquirida na Cometa Moto Center, assim que entra para Bolívia terá que pagar novamente a tributação, alterando muito o preço da moto. É esta uma das razões de entrar tanta moto irregular na Bolívia, moto com dívidas no trânsito, moto com dívidas nas financeiras, motos roubadas ou furtadas, etc. etc. Se houvesse em San Mathias uma empresa Importadora Oficial, acabaria definitivamente a busca de motos irregulares.

Já o Ten. Coronel Dr. Ramiro Alvarez Castro Comandante de Fronteira Policial de San Mathias – Bolívia, disse que os militares bolivianos, tem um enorme respeito e admiração pela forma de operação e ação do GEFRON, e por isso, pretendem montar naquela fronteira boliviana um policiamento similar ao GEFRON, mas, para isso, seria necessário que os policiais militares recebessem cursos de aperfeiçoamento teórico e prático dos Oficiais do GEFRON, como é feito com a Polícia Americana que forma os soldados bolivianos nos estados Unidos que depois de devidamente instruídos e capacitados retornam para combater o narcotráfico, policiais que na Bolívia recebem o nome de “Os Leopardos”.

O Oficial Militar da Bolívia disse ao repórter do JCC que as ações do GEFRON estão repercutindo até na Bolívia e o povo boliviano tem um grande carinho pelos integrantes do GEFRON porque segundo o Oficial boliviano, as ações enérgicas do GEFRON no Brasil, intimida a ação de traficantes, bandidos e criminosos bolivianos e também brasileiros que muitas vezes estão escondidos naquele país.




Fonte: Correio Cacerense

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386325/visualizar/