Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 11 de Abril de 2004 às 16:56
Por: Sérgio Ripardo

    Imprimir


A Chinatex, empresa chinesa do setor de alimentos, vai importar 2 milhões de toneladas de soja do Rio Grande do Sul. O primeiro lote (350 mil toneladas) deve embarcar no próximo dia 20.

Hoje, o presidente da estatal chinesa, Zhao Boya, se reuniu, em Porto Alegre (RS), com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). Segundo o governo gaúcho, a Chinatex já adiantou R$ 50 milhões como antecipação de pagamento da soja para cooperativas e agricultores do Estado.

"A razão para a empresa importar do Rio Grande do Sul é a qualidade da soja que produzimos, que, segundo eles, é a melhor", disse Rigotto.

Segundo o governo gaúcho, a Chinatex também importa o grão dos EUA e da Argentina. A China é o país com maior crescimento no consumo de soja no mundo.

O governador informou que propôs ao executivo chinês um possível investimento do grupo em unidade de industrialização no Estado.

"O presidente da Chinatex admitiu a possibilidade e disse que a relação com o RS está apenas começando e que é muito boa", afirmou Rigotto.

Amanhã, os executivos chineses deverão conhecer plantações de soja no Estado e propriedades rurais que também trabalham com carne.

Em 2003, a China foi o terceiro maior comprador de produtos brasileiros, atrás dos EUA e da Argentina. Além do complexo soja (grão, óleo e farelo), o país mais populoso do mundo importa bastante produtos siderúrgicos.

Ao longo do ano passado, a China chegou a figurar como segundo principal destino das exportações brasileiras.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386399/visualizar/