Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 10 de Abril de 2004 às 12:14
Por: Folha Online

    Imprimir


Dois empresários suecos e a equipe de programadores da Estônia que desenvolveu o software de compartilhamento de arquivos Kazaa agora criaram um programa que permite aos internautas fazerem ligações pela web sem gastar nenhum centavo.

A Skype, como foi chamada a empresa de Niklas Zennstrom e Janus Friis, lançou recentemente uma versão preliminar do programa, que também se baseia em uma rede P2P (peer-to-peer). Até agora, mais de um milhão de pessoas já baixaram o software, segundo o site da nova empresa.

"É muito bom semear a desordem com finalidades positivas", disse Zennstrom. "Temos uma grande ambição para a Skype: fazer dela uma empresa mundial de telefonia", revelou o empresário.

O Skype possibilita ligações gratuitas entre dois usuários que tenham o programa instalado. Segundo a empresa, o software é simples de usar e oferece transmissão nítida de voz para qualquer internauta com uma conexão de banda larga e um par de fones de ouvidos.

O programa é baseado na tecnologia VoIP (voz sobre protocolo de internet). Basicamente, a VoIP transmite as ligações pela internet e transforma os computadores e telefones. É a tecnologia que está sustentando algumas pequenas empresas de telefonia e causando dor de cabeça para as grandes operadoras, que estão tentando acabar com qualquer projeto de concorrentes que tentem integrar a VoIP a seus sistemas.

Aparentemente, todo mundo está ingressando no negócio. Empresas como a Microsoft e Yahoo! já usam a tecnologia em seus programas de mensagens instantâneas. E a Cisco Systems, por exemplo, já oferece hardware para que as empresas transformem seus sistemas internos de telefonia em redes de VoIP.

A grande diferença

Então qual seria a diferença desses serviços para o Skype? É que além de ser gratuito, as conexões de software e áudio do Skype são totalmente baseadas na infra-estrutura P2P existente por trás do Kazaa.

Por exemplo, se dois usuários querem fazer ligações entre si, a chamada pode ser feita diretamente entre seus computadores, ao invés de passar por servidores centrais. Além disso, no caso das empresas, a rede P2P dispensa a necessidade de comprar e manter muitos equipamentos porque o sistema explora as capacidades de cada computador.

Adesão

Zennstrom e Friis estão surpresos com a velocidade que o Skype está sendo adotado pelos internautas. Baseada em Estocolmo (Suécia), a nova empresa é controlada por uma companhia privada chamada Skyper.

De acordo com os fundadores, não foi gasto nenhum centavo em marketing para a Skype.

Receita

Por enquanto, revelam os sócios, a empresa não possui fontes de receita. Mas eles apostam que os consumidores vão querer pagar por serviços "premium", como correio de voz.

No início de 2004, a Skype planeja lançar um recurso que permite aos usuários fazerem ligações para telefones comuns por uma taxa "muito menor do que a cobrada pelas operadoras".

Isso significa que o Skype não só permitirá a comunicação entre usuários de computadores, mas entre estes e qualquer pessoa que possua uma linha telefônica comum.

Preocupação

Em um comunicado feito recentemente para a indústria de telecomunicações, a Daiwa Securities (grupo de investimentos e corretora de ações) alertou que o Skype é algo com que as operadoras devem se preocupar. A companhia também disse que o programa provavelmente representará o maior acontecimento do setor de telecomunicações em 2003.

"O Skype é como um meteoro gigante vindo em direção à Terra", diz o comunicado.




Fonte: Com Agências Internacionais

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386523/visualizar/