Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Abril de 2004 às 09:06

    Imprimir


A nação Caiapó, no extremo Norte mato-grossense, está enlutada. Um violento acidente, ontem à tarde, na BR-163 a 10 km de Nova Mutum, deixou 10 índios mortos. Eles estavam em uma van e retornavam de Brasília, onde participaram de um encontro indígena. Próximo a Nova Mutum, a van acabou envolvendo-se num acidente com um caminhão, dirigido por Aparecido Jesus Saldotti, 43 anos, que também morreu na hora.

Pelo menos 7 índios morreram no local do acidente. Três faleceram no hospital e entre os outros 10 feridos há alguns índios e o motorista da van, que é da empresa Executiva Tur.

Os índios que faleceram são das aldeias Metktire, Kapoto e Kubenkotre, da etnia Caiapó, que fica no Parque Nacional do Xingú. Entre as vítimas está o filho do cacique Raoni, principal liderança do Xingú, Tedje Metuktire, 35 anos. Tedje presidia o Instituto Raoni, com sede na cidade de Colíder, onde residia há 3 anos.

Morreram os seguintes índios:

Bebin Metuktire, Piopore Mituktire, Nori Caiapó, Kangrire Caiapó, Bep-I Metuktire, Kudjore Tchucakata, Karinhoti Tchucamarae, Petkrare Metutire, Katungri Metutire e o cacique Bepikun Caiapó

Os corpos foram levados para uma funerária em Nova Mutum onde começou a ser feita a identificação. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal. Dois foram transferidos para o Hospital Regional de Sorriso e 4 foram levados para o Pronto Socorro de Cuiabá. Há 5 feridos sendo atendidos em Nova Mutum.

Os índios embarcaram na van em Cuiabá e iriam até Colíder onde o fica o posto da Funai e, de lá, para suas aldeias. As causas do acidente são desconhecidas. O motorista da van, segundo a Polícia Rodoviária, teria tentado uma ultrapassagem, não conseguiu e tentou retornar quando rodou na pista e envolveu-se na colisão com o caminhão. O caminhoneiro Aparecido Saldotti, de Catanduva (SP) ficou preso nas ferragens.

O posto da Funai em Colíder foi avisado do acidente e acionou a direção do órgão, em Brasília, que envia hoje uma comissão para acompanhar o caso. O cacique Raoni estava em Colíder aguardando os índios quando foi informado do acidente. Ele e o chefe interino do posto Luis Sampaio, seguiram de táxi para Nova Mutum.

O traslado dos corpos será feito essa manhã. Existe a possibilidade de ser feito por avião porque, para chegar nas aldeias, é preciso ir de barco pelo rio Xingú.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386556/visualizar/