Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 16 de Outubro de 2012 às 09:40

    Imprimir


Reprodução
Imagem gravada por câmera instalada no corpo de Felix Baumgartner durante salto da estratosfera
Imagem gravada por câmera instalada no corpo de Felix Baumgartner durante salto da estratosfera

Imagens registradas por uma câmera instalada no corpo do austríaco Felix Baumgartner, que saltou da estratosfera neste domingo (14), mostram de foram mais detalhada como foi sua queda de uma altura de mais de 39 mil metros. Veja o vídeo.

As imagens mostram quando o corpo de Baumgartner ficou em parafuso, e também possibilitam uma melhor apreensão do que ele via durante a queda.

Baumgartner afirmou que enfrentou problemas na queda, mas a situação já havia sido antecipada. Segundo ele, os giros previstos para a queda acabaram sendo muito violentos, mas a situação foi contornada. Outra dificuldade do salto foi que o piloto perdeu contato com a central responsável pela missão por alguns momentos durante a queda.

Segundo dados da Associação Aeronáutica Nacional dos Estados Unidos, o piloto superou a velocidade do som durante o salto, atingindo 373 metros por segundo (a velocidade do som é de pouco mais de 340 metros por segundo). A associação é o braço norte-americano da Organização Internacional de Recordes.

Brian Utley, representante da associação que analisou os dados do voo, afirmou que o salto foi de pouco mais de 39 mil metros e o tempo de queda livre chegou a 4 minutos e 20 segundos.

“Quando eu estava lá, no topo do mundo, eu não pensava mais em quebrar recordes. Você fica humilde, você só quer voltar vivo. Foi a coisa mais importante do mundo, quando eu estava lá”, disse Baumgartner, na coletiva de imprensa concedida depois do salto.

Salto
Baumgartner saltou de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15h05. Às 15h11, o paraquedas abriu. Às 15h16, ele chegou ao solo. O salto estava marcado inicialmente para a terça-feira (9), mas foi cancelado devido aos fortes ventos.

O balão que levou a cápsula até a estratosfera começou a subir às 12h30. A subida, que demorou 2h30, atrasou várias horas devido ao vento excessivo em Roswell, nos Estados Unidos, local escolhido para a realização da missão.

Horas antes, Baumgartner colocou seu traje pressurizado, que o protegeu das temperaturas de até 70 graus abaixo de zero registradas na estratosfera e que aclimatou seu corpo antes do lançamento.

Austríaco Felix Baumgartner saltando da cápsula na estratosfera (Foto: Globo News)
Austríaco Felix Baumgartner saltando da cápsula na estratosfera (Foto: Globo News)




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38664/visualizar/