Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 14:47
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


Maior investimento em segurança. Este é, sem dúvida, um dos maiores presentes do Governo do Estado para a capital. Ações como o aumento do efetivo das polícias, a qualificação dos policiais e demais funcionários do sistema de segurança pública e a inauguração de várias obras físicas estão garantindo a mudança de perfil da segurança em Cuiabá.

Um exemplo desta mudança e dos investimentos que estão sendo feitos são os Centros Integrados de Segurança Pública. Os CISC’s, como são conhecidos, estão sendo construídos nas regiões do Coxipó e do CPA. Com eles, a população terá acesso, em um único lugar, aos serviços das polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e perícias e identificações. A inauguração desses novos centros será realizada ainda neste primeiro semestre.

"Esses centros, assim como a política de integração das polícias e outras ações que estamos colocando em prática, estão mudando o perfil da segurança pública no Estado. E Cuiabá é, com certeza, a cidade que mais sente estas mudanças. Além de ser a capital, a cidade concentra a maior população do Estado e também os maiores índices de violência. O trabalho que está sendo feito tem reflexo no dia-a-dia e está sendo sentido pela população", avalia o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

TECNOLOGIA - Cuiabá também é a sede do mais moderno Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Centro Oeste. O Ciosp, que já está funcionando em fase de testes, e será inaugurado oficialmente nas próximas semanas, é a unidade responsável por centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população.

O Centro integra e otimiza o trabalho da Segurança Pública em Mato Grosso, através da centralização dos atendimentos de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Perícias e Identificação e Trânsito, em um único espaço. Quem ganha com isso é a população, que passa a contar com um serviço de atendimento mais ágil e eficiente.

Agilidade e eficiência também podem ser verificadas pelo trabalho dos Centros de Atendimento Rápido ao Cidadão. Localizados em pontos estratégicos da capital - rotatórias do trevo do Tijucal, Bosque da Saúde, do bairro Santa Rosa e na Miguel Sutil, os centros colocam a disposição da população uma viatura e uma equipe de policiais, que é deslocada para ocorrências próximas e também realiza trabalho de ronda ostensiva.

A Polícia Militar de Cuiabá teve um reforço de 180 policiais. Além desses, mais 500 policiais também estão se preparando para atender somente a capital. Duzentos e cinqüenta estão terminando a formação na Academia de Polícia e irão para as ruas já nos próximos meses. Outros 250 também entrarão em formação no segundo semestre deste ano, totalizando 680 novos policiais. Noventa novas viaturas também foram acrescidas à frota e já estão circulando pelas ruas de Cuiabá, garantindo maior policiamento ostensivo.

O resultado foi uma diminuição sensível nos níveis de violência. A sensação de segurança também aumentou. Várias blitz e rondas sistemáticas, durante 24 horas, em todos os bairros da cidade estão contribuindo para a queda nos índices de violência.

A aproximação com a comunidade é outro ponto importante. As companhias de polícias comunitárias são o maior exemplo de que segurança pública não é obrigação somente do Governo.

"Estamos trabalhando no sentido de envolver a sociedade nas questões relativas à segurança pública. A violência é um problema de todos e somente quando todos trabalham juntos é que ela consegue ser combatida", defende o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Vitor Hugo Metello.

Só a capital conta hoje com seis Companhias de policiamento comunitário - nos bairros Três Barras, Pedregal, Pedra 90, Planalto, São João Del Rei e Companhia Comunitária do Moinho. Além do Posto de Atendimento da Polícia Comunitária no bairro Praeirinho. Até o final do ano, estão previstas as inaugurações de mais duas. A coordenadoria de Policia Comunitária é a responsável também pelas realizações das Ações Integradas de Trabalho e Cidadania (ACISO).

As ações já aconteceram em cinco bairros carentes da Capital e atenderam mais de oito mil pessoas. Serviços como a emissão de documentos, atendimento médico, orientações sobre combate e uso de drogas, dicas de segurança e principalmente a integração e o melhor relacionamento entre a polícia e a comunidade, são as principais características dessas ações integradas.

Um reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pela polícia comunitária virá no mês de agosto. Entre os dias 11, 12 e 13, Cuiabá sediará o Fórum Nacional de Policia Comunitária e ação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

OBRAS - A cidade também ganhou no mês de março a nova unidade da Coordenadoria de Criminalística. Em 20 anos de funcionamento, a coordenadoria passa a contar agora com uma sede própria (a primeira de sua história). Novos equipamentos e melhor estrutura de trabalho vão garantir um melhor atendimento aos cuiabanos.

A Polícia Civil também vai ganhar casa nova. Ainda este mês, a PJC passará a funcionar em uma nova sede, na Avenida Coronel Escolástico. O prédio onde funcionava a Embratel foi totalmente reformado e adequado para atender às necessidades da polícia civil. A PJC também recebeu 72 viaturas (entre carros e motos) para atender somente a capital.

Para o diretor geral da polícia civil, Romel Luiz dos Santos, mais importante do que as viaturas e as novas instalações da polícia, são os investimentos que o governo do Estado vem fazendo na capacitação dos policiais e nos serviços de inteligência. "Investir no humano é fator primordial para que tenhamos uma política de segurança com resultados efetivos". Policiais civis e militares passaram, nos últimos meses, por uma série de cursos de qualificação. Como os cursos de Local de Crime, Explosivos, Retrato Falado e Investigação de Entorpecentes.

O atendimento ao cidadão também é prioridade para o Governo do Estado. No final de 2003, Cuiabá ganhou a primeira Ouvidoria Integrada das Polícias. Ela funciona no Ganha Tempo, no centro da capital.

Na ouvidoria, são atendidas reclamações de qualquer natureza, relativas à Segurança Pública. O cidadão que se sentir prejudicado com o atendimento prestado por um policial, seja civil ou militar, pode registrar sua queixa na Ouvidoria, com total sigilo. Críticas e sugestões também são bem vindas. O atendimento pode ser feito pelo telefone 624-1879.

O secretário de Justiça e Segurança Pública afirma que há ainda muito o que fazer, mas acredita que o governo está no caminho certo. "Foram muitos anos sem investimentos. A segurança não se especializou e o crime sim. Estamos agora invertendo esse processo. Melhorar a segurança de uma cidade, de um estado leva tempo, mas os bons resultados alcançados nos fazem ter a certeza que estamos no caminho certo", afirma Célio Wilson. São certezas como essas que nos fazem crer que Cuiabá é mesmo uma ótima cidade para se viver.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386654/visualizar/