Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 14:23
Por: Simone Wesley

    Imprimir


"O melhor presente que podemos dar a cidade de Cuiabá, em seu aniversário de 285 anos, é um serviço público de qualidade, proporcionando a população atendimento de qualidade". Esta afirmação foi dada pela Superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Ozenira Félix, durante as comemorações do aniversário de Cuiabá e também ao Dia Mundial da Saúde, nesta quarta - feira (07.04), na Escola de Saúde Pública. O evento foi realizado em parceria com a Escola de Governo da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Cerca de 350 servidores das duas escolas, se emocionaram com a palestra do professor, historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Benedito Pinheiro de Campos que fez uma retrospectiva romanceada da história de Cuiabá. Benedito Campos traçou uma linha cronológica desde os bandeirantes até a fase de uma Cuiabá moderna, que vem abrigando os ‘paus rodados’ que vem de outras regiões. Com a voz emocionada, falou carinhosamente de uma Cuiabá perdida no tempo, onde o pão e o leite ficavam na janela até os moradores levantarem. No final, declamou um poema de seu pai, Carmindo de Campos, A Bela Cuiabá. Seguindo a programação, a educadora em Saúde e declamadora Bia Correa, fez um recital da poesia "Kiiaverá", de autoria do médico e poeta Ivens Scaff Cuiabano. A poesia faz um retrato de um rio, contando a história de Cuiabá por suas águas, índios, bandeirantes, riquezas. O encerramento foi com o tradicional ‘chá com bolo’, uma referência as mesas fartas dos cuiabanos.

De acordo com Ozenira Félix, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte da história de Mato Grosso, uma vez que a história é composta de fatos. Segundo a superintendente, a Escola de Saúde Pública se encaixa neste perfil no momento que tem por objetivo capacitar, treinar os servidores.

Para o Diretor da Escola do Governo, o Coronel Almir Baliero, Cuiabá merece todas as homenagens, e todos têm um só objetivo no Governo Estadual, formar e capacitar servidores públicos para prestarem atendimento de qualidade a população. Nada mais que justo fazer esta comemoração a Cuiabá do que no Dia Mundial de Saúde. "Afinal, saúde não e ausência de doença, mas bem estar geral de mente e corpo sadio", explicou o Coronel Almir Baliero.

A Diretora da Escola de Saúde Pública, Marta Bumlai, dentro das políticas de saúde pública, a ESP ocupa fator primordial, a partir do momento que faz a capacitação promove mais qualidade de vida a todos, trabalhando com a prevenção de doenças.

Histórico - A Escola de Saúde Pública Dr.º Agrícola Paes de Barros foi instituída pela Lei Complementar 161, sancionada pelo governador Blairo Maggi em 29 de março de 2004. A Escola de Saúde Pública funciona deste abril de 2000 e foi criada oficialmente agora em 2004. Uma das atribuições é formar e aperfeiçoar recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece também diversos serviços, não somente aos profissionais de saúde, mas a toda a sociedade, como cursos técnicos, especializações e pesquisas resultantes destes cursos. Bem como a biblioteca, com 1.804 títulos e 3.210 exemplares.

Possui uma videoteca com serviços de empréstimos e reprodução de fitas de vídeos na área de saúde. Em breve, a videoteca vai entrar em um processo de descentralização de ser acervo e metodologia de uso do vídeo, no processo pedagógico junto aos escritórios regionais de saúde. Todas as atividades desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública são desenvolvidas em parceria com a Escola do Governo, com o objetivo de estreitar os vínculos com as duas escolas que funcionam no mesmo espaço físico.

As capacitações ofertadas pela ESP são oferecidas de forma descentralizada na perspectiva do atendimento às demandas geradas pelos serviços de saúde próprios do SUS ou de seus serviços credenciados, nas sedes das regionais de saúde, através de cursos presenciais, modulares, com carga horária reduzida (máximo de 16 h/módulo) e, através da preparação de monitores regionais, além do processo de educação à distância que se pretende desenvolver como mecanismo complementar do processo de qualificação dos trabalhadores de saúde.

A Escola de Saúde Pública "Dr. Agrícola Paes de Barros" localiza-se dentro do Parque da Saúde "Zé Bolo Flô", na Av. Adauto Botelho s/nº, bairro Coophema, a cerca de 100 metros do Centro Integrado de Apoio Psicossocial - Adauto Botelho.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386656/visualizar/