Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 12:45
Por: Fabiane Rewel

    Imprimir


Preocupada com a preservação e recuperação do Rio Cuiabá, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) criou o Programa de Conservação da Bacia do Rio Cuiabá. A Fema possui um convênio com a Ong The Nature Conservancy (TNC), para a realização do Programa, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável na bacia do Rio Cuiabá para conservação e otimização produtiva dos recursos naturais.

A Ong TNC recebeu US$ 120 mil de doações para serem aplicados no Programa. Os doadores americanos já estiveram no Brasil, mais especificamente, na cabeceira do Rio Cuiabá, para verificar o trabalho que está sendo realizado pelos técnicos da Fema. Na área visitada foram plantadas três mil mudas de árvores nativas. Doadas pelo viveiro da Empaer, as espécies foram escolhidas de acordo com um levantamento feito no local. Também foram construídos terraços como medidas de conservação do solo.

O Programa é formado por quatro componentes, que são, a recuperação de áreas degradadas, a conservação de terras privadas, a conservação dos recursos pesqueiros e o manejo ecologicamente sustentável da água.

O primeiro propõe desenvolver e implementar ações de recuperação de áreas de preservação permanente degradas, em área piloto na região das cabeceiras do rio Cuiabá, visando à preservação da biodiversidade aquática e a recuperação da capacidade produtiva do solo, agregando maior valor econômico à propriedade.

O segundo componente pretende desenvolver um modelo de conservação de terras privadas, a ser aplicado nas propriedades, o que visa criação de mecanismos inovadores para incremento de áreas protegidas no estado de Mato Grosso; o terceiro irá realizar o zoneamento das áreas com potencial pesqueiro e habitats críticos para recrutamento das principais espécies de peixes comerciais, estabelecer a relação entre estas zonas e os padrões de inundação dos rios da bacia e realizar o ordenamento da atividade pesqueira com vistas ao incentivo do turismo ecológico; o quarto e último componente prevê implementar o diagnóstico da bacia do rio Cuiabá, avaliando as condições ambientais por meio da qualidade e quantidade de água e propor o uso sustentável.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386668/visualizar/