Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 12:26
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Alta Floresta, MT - A maquete construída pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos, de Alta Floresta, foi um dos subtemas do projeto "Água no Meio Ambiente" e chamou a atenção do público que visitou a Expoambiente, realizada em julho, em Alta Floresta. A exposição reuniu indústrias, escolas, Fema, Ibama, empresas de piscicultura, de pecuária, todas voltadas à discussão da preservação do ambiente. Antes da exibição na feira, a maquete foi vista pelos alunos durante a realização da Feira de Ciências, na escola, no mês de julho.

Construída em isopor, a maquete retratou o processo desde a captação da água num rio, que fica às margens da estrada para Paranaíta, até a distribuição. Os alunos mostraram como é o ciclo hidrológico (água, evaporação, chuva) e também é realizado o processo de tratamento da água no Departamento de Água. "Foi um trabalho gratificante, pois sensibilizou e envolveu toda a comunidade escolar", afirmou a diretora da escola, Enedir Lázzeri.

Um dos que pesquisaram, acompanharam todo o processo e ajudaram a construir a maquete é o aluno Pedro Luiz Tcatch, hoje na 2ª série do Ensino Médio. "Nós iniciamos o processo com muita pesquisa sobre o assunto. Utilizamos a Internet e revistas e, a partir daí, o primeiro passo foi ir até o rio para observar como é feita a captação da água. Como estudávamos pela manhã, utilizamos a tarde para fazer o trabalho", explicou Pedro.

"As pessoas não sabiam como era feito o tratamento químico da água e o nosso trabalho mostrou isso", disse outro aluno, Adriano Klein. Ao todo, participaram cinco alunos do trabalho e foram orientados pela professora Neusa Maria. A professora foi a representante da escola num seminário realizado em Natal, no mês passado, como forma de incentivo ao intercâmbio e troca de idéias.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386677/visualizar/