Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 12:00

    Imprimir


ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, visitará a Agrishow Cerrado no dia 15 de abril.

A maior feira agropecuária do Centro-Oeste deve atrair de 25 a 30 mil pessoas neste ano e contará com uma programação que vai desde a apresentação das mais modernas máquinas e implementos agrícolas a novas tecnologias para melhores resultados na lavoura. A expectativa é que a feira movimente R$ 650 milhões em negócios.

A feira terá sua abertura oficial no dia 13 de abril, às 16 horas, no auditório Perdiz (Pavilhão de Elite) e contará com a presença do governador Blairo Maggi. Após a abertura oficial, também será dado início ao fórum de palestras. O primeiro palestrante da feira será o próprio governador que irá abordar o tema: "Estratégias do Governo para o Desenvolvimento de Mato Grosso".

O desempenho das máquinas no campo poderá ser visto pelos produtores todas as manhãs durante a dinâmica de máquinas. Para esta demonstração de plantio, preparo do solo, aplicação de insumos e colheita foram destinados 120 hectares das culturas de soja, feijão, algodão, milho e forrageira ao lado do parque. A visitação está aberta de 14 a 17 de abril, das 7h30 às 11h30.

Os resultados de novos insumos e defensivos agrícolas podem ser constatados na área de plot´s destinada às empresas que trabalham com novas tecnologias neste setor. Para mostrar o desempenho dos novos produtos, 10 empresas fizeram pequenas plantações onde o produtor poderá verificar os resultados obtidos com as novidades que estão sendo disponibilizadas no mercado.

As máquinas e equipamentos que estão sendo lançadas no mercado, que vão de um simples trator a aviões agrícolas, poderão ser vistas na feira que teve a sua área estática ampliada em 15% para poder abrigar novas empresas. Serão 250 expositores mostrando o que há de mais moderno no mercado do agronegócio.

Neste ano, a coordenação Agrishow Cerrado incluiu novamente na programação o fórum de palestras sobre o agronegócio e está trazendo autoridades do assunto para avaliar o atual mercado e quais são as perspectivas futuras para o setor do mercado que mais cresce no Brasil.

Além da palestra de abertura que será proferida pelo governador, fazem parte do fórum de palestras, Nilder Costa, autor do livro "Máfia Verde" e editor do boletim "Alerta Científico Ambiental", que irá abordar o tema "Soja como Desenvolvimento Social", às 17 horas do dia 14 de abril e o ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais de Mato Grosso, Dr. Pratini de Moraes que irá falar sobre as "Cadeias Agrícolas e o Comércio Exterior" às 17 horas do dia 15 de abril.

As atividades destinadas aos pequenos produtores estão tendo atenção especial dos organizadores da Agrishow Cerrado. A meta para este ano é garantir que 2,5 a 3 mil produtores de assentamentos e pequenas propriedades conheçam novas tecnologias.

Além de máquinas de pequeno porte, os produtores também vão poder conhecer o projeto "Vida Nova", que garante o sustento de uma família de cinco pessoas com uma área de apenas 1,2 hectare. Outro projeto, o de assentamento ambientalmente correto e economicamente viável, também será uma das atrações.

A feira também terá uma programação especial para o produtor de algodão coordenada pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Durante todo o dia 16, os cotonicultores irão encontrar promoções nas máquinas e equipamentos usados na cultura no algodão. Os produtores também poderão assistir ao workshop "Logística nas exportações de algodão", marcado para as 17h no auditório "Tabarana". No mesmo dia, a Ampa irá realizar a assembléia geral ordinária que, entre outros assuntos, elegerá o novo presidente da entidade.

Durante quatro dias da feira, o governador do Estado de Mato Grosso estará despachando dentro do próprio evento. Blairo Maggi e secretários estarão trabalhando na tenda central da Fundação Mato Grosso. A Câmara Municipal também realiza uma sessão solene às 18h30 horas do dia 16 de abril, no auditório Perdiz. Entre os homenageados estão produtores e organizadores da feira.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386699/visualizar/