Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 11:19
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participará na próxima segunda-feira (12/04) do lançamento do Programa de Sensibilização e Participação Social do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A responsabilidade do Detran é fazer ‘blitz’ educativas com orientações para que os motoristas e freqüentadores do Parque não deixem lixo na natureza. "O Detran entregará sacos de lixo no trevo do Manso, a partir das 8h de sábado (10/04), e essa será uma ação continuada", complementou a assessora da Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tânia Arruda. A UFMT é outro parceiro do Ibama neste Programa.

O Programa será lançado no dia em que o Parque completará 15 anos de criação pelo decreto Lei número 97.656. Mas as comemorações de aniversário começam antes: na quinta-feira (08.04) com exposição de fotos, palestra, seminário e teatro na Praça central de Chapada dos Guimarães. No sábado haverá plantio de mudas e oficina temática no complexo turístico ‘Véu de Noivas’ e o Detran deve começar a blitz educativa no trevo de manso, das 8h às 11h. Ainda no sábado, o Detran participa junto ao Ibama de um encontro com um grupo de escoteiros.

A programação continua no domingo, com exposição de orquídeas, palestra, teatro e música, a partir das 9h, na Praça Dom Wunibaldo. Na segunda-feira (12.04), dia do lançamento do Programa na Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães, haverá a sessão solene comemorativa do aniversário do Parque com assinatura de convênios e termos de cooperação e lançamento de um selo do Correio, das ‘Águas Potáveis’.

HISTÓRIA - No início do século passado, o então vice-presidente do Estado de Mato grosso, Cel. Pedro Celestino Correa da Costa, motivado pela intensa devastação da vegetação nas cabeceiras dos rios Coxipó-Açu, Manso e Cuiabá, declarou por meio do decreto 262, de 1910, a área como utilidade pública não podendo ser alienada a nenhum título, as terras devolutas da encostas da Serra da Chapada desde sua base até dois quilômetros a partir do Planalto.

Mais tarde, um intenso movimento popular em meados da década de 80, culminou numa campanha que levou o então presidente da República, José Sarney, a decretar a criação da Unidade de Conservação (UC). Em 12 de abril de 1989, a área de 33 mil hectares, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, foi intitulada de Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386708/visualizar/