Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 19:11

    Imprimir


A Coleta Automatizada é um dos métodos mais modernos e eficientes para acondicionamento e coleta de lixo. São utilizados recipientes padronizados plásticos de alta densidade, providos de tampas e rodízios para fácil deslocamento e basculados hidraulicamente nos caminhões coletores. Para que este processo seja implantado em todos os bairros de Tangará da Serra, representando um padrão de qualidade e eficiência na coleta domiciliar, ainda depende de vários aspectos. A coleta de lixo produzido representa maior conforto, conveniência e higiene para os usuários.

Os objetivos da coleta automatizada são diminuir a quantidade de lixo e aumentar a vida útil dos aterros sanitários, poupar matéria prima da natureza, economizar energia, melhorar a qualidade de vida e mais saúde para a população, conscientização ambiental, incentivo às indústrias de reciclagem, a fim de propiciar geração de empregos e renda.

Outros fatores relevantes em relação ao lixo, tratam-se da poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto e a contaminação de lençóis d’água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos que são exemplos típicos desta ação sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente. O lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto constitui-se em foco de proliferação de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, etc.).

Nesse tocante, a prefeita municipal Ana Maria Monteiro de Andrade, reuniu-se na manhã de ontem com o Secretário Municipal de Infra Estrutura, Francisco Clemente para dirimir medidas urgentes com a finalidade específica de estar modificando a estrutura da coleta de lixo na cidade, bem como tratar da questão da urbanização do município.

O programa proposto por Ana Monteiro, será desenvolvido em conjunto com algumas secretarias municipais, visando uma limpeza personalizada nos bairros da cidade, com remoção gratuita de entulhos de obras, restos de jardinagem e outros tipos de materiais. Mesmo com a presença deste tipo de serviço nos bairros programados previamente, a coleta de lixo é mantida regularmente nos locais atendidos.

Na última semana como parte das prioridades do Executivo municipal a Secretaria de Infra-estrutura deram início a um mutirão de limpeza nas Vilas Alta II e III e Esmeralda, Jardim Sandiego, Presidente e bairros adjacentes. De acordo com Francisco Clemente, inicialmente foram deslocados para os bairros uma patrol, caminhões basculantes e uma pá carregadeira para proceder a limpeza das ruas e conseqüentemente a remoção dos entulhos. “Esse trabalho emergencial era necessário agora partiremos para outros bairros e concomitantemente estaremos dinamizando a coleta do lixo e ainda urbanizando a cidade para as comemorações de seu aniversário”, disse.

Além da limpeza na cidade o secretário afirmou que serão construídos bueiros na linha 12, São José e também serão recuperados bueiros e pontes que foram tragados pelas enchentes dos últimos dias. Na agrovila 22 serão construídas pontes e ainda na região dos Palmares um investimento em patrolamento das estradas.

Conforme frisou a prefeita, “esses mutirões chegam a recolher das vias públicas da cidade, por final de semana, uma quantidade muito grande de resíduos. As equipes devem promover serviços de varrição e coleta, raspagem e pintura de postes e meio-fio, retirada de faixas, remoção de entulho e de grandes objetos”. vDe acordo com Ana Monteiro, Tangará da Serra não pode ficar a mercê do descaso e “todas as medidas possíveis de serem tomadas com o objetivo de estar propiciando à população uma melhor qualidade de vida serão efetivadas imediatamente, e não mediremos esforços para que o município tenha uma visão agradável para os seus moradores e visitantes”, finalizou.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386914/visualizar/