Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 16:10
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Com o objetivo de buscar viabilidade aos projetos e ações que contribuam com a construção dos valores da Cultura de Paz, é que o deputado João Malheiros (PPS) apresentou no Legislativo, o projeto de lei que institui o Dia da Cultura de Paz, a ser comemorado no dia 14 de setembro. A iniciativa, que será inserida no calendário de comemorações oficiais do Estado, deve desenvolver ações educativas e culturais como comemorações, homenagens, confraternizações, entre outras atividades. Meta é instituir um dia especial para se comemorar e refletir sobre a cultura de paz. “É uma forma de disseminar a idéia e criar um tempo determinado para reflexão sobre o assunto”, disse Malheiros, ao acrescentar que a idéia foi lançada durante o evento “Você e a Paz”, realizado no mês passado no Hotel Fazenda mato Grosso, com a participação de diversas entidades como Rotary, Lions e Unesco.

O Malheiros justificou o projeto, ao ressaltar o crescente índice de violência que afeta o mundo. “Temos que encontrar um forma de despertar a consciência humana para uma cultura sadia. Uma cultura sustentada no respeito e na convivência harmônica entre os países e sua população”, argumentou.

Para o presidente da Federação Espírita de Mato Grosso, Lacordaire Abrahão Faiad o projeto tem fundamental importância na divulgação maciça dos trabalhos institucionais. “Será um trabalho em rede. O programa vem chancelar junto ao governo maior espaço cultural, educativo e científico”, afirmou.

A proposta visa também a criação de um Conselho da Cultura de Paz, um fórum institucional permanente, para o debate sobre o assunto com governo, sociedade e organizações específicas ao assunto. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) também deverá compor o conselho.

“É a forma que entendemos ser a mais ajustada para consolidar e dar eficiência às suas ações”, acrescentou. “Esse grupo vai fortalecer e estimular pequenas ações em todas as áreas, em especial, aos trabalhos realizados nos bairros”, disse a assistente de Programas da Unesco de Mato Grosso, Larissa Silva Freire Spinelli.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/386967/visualizar/