Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 09:34
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) e o Fórum Estadual de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo realizam nesta segunda e terça-feira (05 e 06.04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, oficinas de planejamento e de definição da estratégia para a implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil no Estado.

Além da implementação do programa, as oficinas têm como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Plano Nacional de Turismo, o programa de regionalização do turismo e a política de desenvolvimento do turismo do Estado. Pretende ainda, analisar as regiões turísticas de Mato Grosso e recomendar uma estratégia de atuação para a implementação do programa no Estado.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Ricardo Henry, as oficinas trarão um grande benefício ao turismo no Estado. "Através das oficinas, vamos passar a ter a noção exata de como empreender e vender nossos produtos", afirmou.

O Secretário ainda esclareceu que, "uma metodologia científica para definir que áreas do país são pólos turísticos e como elas devem ser vendidas já foi elaborada pelo Ministério do Turismo, e agora ela será usada na formatação dos nossos produtos".

A implementação do Programa de Regionalização do Turismo vem sendo realizada em vários estados do país, além de Mato Grosso, e visa trabalhar em parceria com a Embratur na divulgação e desenvolvimento de pólos turísticos no interior.

O Ministério do Turismo vai utilizar um critério de padronização para a venda dos produtos turísticos do país. "Estas oficinas nos ajudarão a conhecer a metodologia científica usada pelo Ministério, para vender nossos produtos", afirmou Samuel Lemes da Silva, superintendente de fomento da Sedtur.

As oficinas têm como público-alvo representantes do Fórum Estadual do Turismo, que conta com a participação de entidades como AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), bancos, entre eles, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Secretarias de Estado, sindicatos, universidades e outros.

O Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso foi o terceiro fórum instalado no país. É um órgão consultivo da Sedtur e atua como instrumento no processo de descentralização da atividade turística nacional e tem, entre outras atribuições, propor e sugerir prioridades e ações, além de planejar, desenvolver, implantar e coordenar a Política Nacional do Turismo.

Mato Grosso possui 73 municípios com potencial turístico, enquanto o fórum é formado por uma cadeia econômica do turismo, que movimenta 52 setores. "O Fórum tem um papel primordial de inserir os municípios no processo de organização do turismo, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em todo o Estado".

Na quarta-feira (07.04) pela manhã, técnicos da Sedtur e do Ministério do Turismo farão uma reunião de avaliação da iniciativa.




Fonte: Assessoria/Sedtur

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387044/visualizar/