Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Abril de 2004 às 07:56
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Tangará da Serra, MT - A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) formou, nesta sexta-feira (02.04), 94 trabalhadores do município de Tangará da Serra no curso de manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas, do projeto "Parceria Rural" da Setec. O governador Blairo Maggi e a secretária Terezinha Maggi participaram do encerramento do curso, que ocorreu no parque de exposições do município.

Os alunos receberam 80 horas/aula de treinamento sobre preparo de solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Os treinandos também receberam aulas teóricas com princípios de ética e cidadania, noções de previdência social e direito do trabalho. O curso teve início no dia 23 de março e teve duração de dez dias.

Este é o segundo município que recebeu o curso este ano. O primeiro foi Diamantino, onde foram capacitados 95 alunos. No ano passado, a Setec capacitou 346 trabalhadores no curso de operadores de máquinas agrícolas. Para 2004, a meta é atingir cerca de 1,2 mil treinandos em mais 11 municípios do Estado (Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres).

Durante a entrega dos certificados, o aluno João Quirino Filho falou em nome de todos os formandos e agradeceu afirmando que o curso promovido pelo Governo, por meio da Setec, proporcionou aos alunos uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. "O Governo acreditou em nós e possibilitou uma chance única. O mercado de trabalho para este setor existe, mas falta mão de obra capacitada", frisou o formando.

A secretária Terezinha Maggi reiterou que o objetivo principal deste curso é suprimir a demanda do Estado na área de operadores de máquinas e implementos agrícolas. "Eu vi o Mato Grosso contratar mão de obra de outros Estados e não pude ficar parada, sabendo que no nosso Estado milhares de trabalhadores estão desempregados a espera de uma oportunidade como esta", disse a secretária.

O representante da empresa CNH (Case New Holand), Luiz Alberto Gotardo, disse que o projeto veio cobrir uma lacuna entre as indústrias de máquinas agrícolas e os produtores. "Somos parceiros neste projeto e continuaremos apoiando o Governo, pois sabemos o quanto é importante investir na qualificação de mão de obra agrícola. Há uma demanda por trabalhador capacitado muito grande em Mato Grosso em virtude da expansão da agricultura no Estado".

O técnico mecânico da Case, um dos instrutores do curso, acompanhou os alunos nos dez dias de treinamento e destacou o quanto o projeto representa para as pessoas menos favorecidas e que estão a procura de uma chance no mercado de trabalho. "Os alunos sentem-se valorizados e vêem no curso a oportunidade de melhorar de vida. Nossa empresa presta este tipo de serviço aos compradores de máquinas, mas aqueles que não podem pagar para receber uma capacitação como essa têm agora uma chance ímpar com este projeto do Governo de Mato Grosso".

O governador Blairo Maggi afirmou que o projeto da Setec está gerando oportunidades de emprego e inclusão social de milhares de pessoas e parabenizou a secretária Terezinha Maggi pela iniciativa. "O mercado de trabalho existe, estamos sempre com carência de mão de obra qualificada na área da agricultura, o que falta é qualificação", disse Maggi que estimulou os alunos a continuarem aperfeiçoando-se. "Eu digo isso por nasci e cresci dentro desta área. Com dez anos eu já operava trator e atualmente eu não consigo mais acompanhar a evolução destas máquinas agrícolas. Quando subo em um trator destes modernos tenho que pedir ajuda a um operador para operá-la corretamente tamanha as inovações tecnológicas", exemplificou o governador aos treinandos.

São parceiros do projeto Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak, Empaer, DRT, INSS, Sindicatos Rurais e Prefeituras.

Também participaram do evento o presidente da Empaer, Aréssio Paquer, o secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, o deputado estadual Wagner Ramos, o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Normando Corral, o coordenador político do Governo no município, Clovis Batista, e outras autoridades. As empresas de máquinas agrícolas também enviaram representantes.




Fonte: Assessoria/Setec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387148/visualizar/