Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 02 de Abril de 2004 às 16:53

    Imprimir


estão acompanhando as palestras na 7ª Festa do Arroz, no tattersasl da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso), é formada por agricultores de várias regiões de Mato Grosso e também de outros Estados.

O rizicultor Valdir Ton, de Nova Canaã do Norte, que trabalha na agricultura há 40 anos, veio de Medianeira (PR) onde cultivava milho e soja. Há dois anos está em Mato Grosso onde planta arroz. Para ele, participar das palestras está sendo uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a cultura. "Está sendo muito bom, pois muita coisa nova estou aprendendo. Venho de um Estado onde tudo é diferente e preciso saber como trabalhar aqui. O que estou aprendendo nas palestras vou aplicar na minha lavoura para conseguir melhores resultados, que é mais produtividade com uma colheita maior", destacou.

Nesta safra o agricultor plantou 300 hectares de arroz e para a safra 2004/2005 pretende quase dobrar a área passando para 500 hectares de arroz. Também há produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participando.

O agrônomo Otávio Torres, que trabalha em uma empresa no Rio Grande do Sul, veio especialmente para a sétima Festa do Arroz. Segundo ele, participar das palestras é uma forma de aumentar os conhecimentos e conhecer mais sobre o cultivo do arroz em Mato Grosso. "Dá para esclarecer algumas coisas, pois há muitas informações importantes isso só faz aumentar nossos conhecimentos, está sendo ótimo", avaliou. Torres lembrou que o cultivo do arroz em Mato Grosso (sequeiro) é totalmente diferente do produzido no Rio Grande do Sul (irrigado) mas as palestras estão sendo grandes fontes de informações, principalmente, sobre o mercado. "O produtor do Sul tem muito interesse em saber sobre a cultura do arroz de Mato Grosso que pode aumentar a área. Isso pode influenciar positivamente ou negativamente no mercado, então está sendo muito bom", finalizou.

O produtor de Sinop Jorge Luiz Orth, disse que está participando das palestras para buscar mais conhecimentos para aplicar no campo. "Existe a necessidade de melhorar a tecnologia a cada dia, se não melhorar ficamos parados no tempo", ressaltou. "Estou no caminho, não posso errar no meu plantio, por isso, tenho que procurar novas tecnologias para aumentar a produtividade", completou. Jorge




Fonte: Agrojornal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387158/visualizar/