Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Abril de 2004 às 10:25
Por: Rose Medeiros

    Imprimir


O Banco Central do Brasil já autorizou o funcionamento da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - MT Fomento, instituição criada para desempenhar um importante papel na meta do Governo de inclusão social e de geração de emprego e renda. A diretoria da Agência está trabalhando agora na liberação dos R$ 4 milhões junto a Secretaria do Tesouro Nacional, para que este recurso integre o capital social da MT Fomento. "É uma etapa extremamente burocrática, envolvendo a MT Fomento, a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria do Tesouro Nacional", informou o diretor-presidente da Agência, Eder Moraes Dias.

Segundo o diretor-presidente a recomendação do governador Blairo Maggi é que a implantação efetiva da agência, com a estrutura física e pessoal, seja realizada após a integralização do recurso ao capital social da MT Fomento. "A partir daí a MT Fomento passa a existir de fato e de direito".

A diretoria da agência está trabalhando também na operacionalização da MT Fomento. Nos dias 29 e 30 deste mês, o diretor-presidente esteve visitando duas agências de fomentos do país: a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), uma das mais antigas do país, criada em 1999, possuidora de ativos na ordem de R$ 2 bilhões e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), que foi criada há pouco tempo.

O objetivo foi conhecer experiências diferentes, principalmente a parte operacional. Fazer um comparativo, cruzar as informações e extrair o que há de melhor nessas experiências para a MT Fomento", disse o diretor-presidente. "Na visita buscamos saber quais as linhas que tiveram mais sucesso, quais são as linhas adequadas para aplicação do capital próprio da agência, quais linhas adequadas para aplicação do capital de terceiros".

O diretor-presidente informou que o plano de execução da parte operacional já está pronto. "O que queremos é adequar ainda o que for preciso. Isto seguindo o princípio do Governo que é o da economicidade, com uma estrutura mais enxuta possível e estabelecer qual é o máximo de parceiros que podemos fazer sem ônus para agência", explicou Dias.

Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - MT Fomento irá financiar projetos que ajudem a desenvolver a economia do Estado. "Dando um suporte de capital para que os produtos de Mato Grosso se tornem mais competitivo", disse o diretor-presidente. "Para aprovarmos o recurso destinado aos projetos vamos analisar o contexto geral, o enfoque é que estes projetos promovam a geração de emprego e a inclusão social".




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387202/visualizar/