Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 10 de Março de 2004 às 09:30

    Imprimir


O presidente da companhia aérea Vasp, Wagner Canhedo, foi libertado da Superintendência da Polícia Federal em Brasília às 4h de hoje. Ele foi preso na segunda-feira à noite, quando se dirigia para casa, logo após regressar à capital federal depois de trabalhar normalmente em São Paulo.

A decisão segue pedido de habeas-corpus feito por dois advogados do empresário ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Canhedo, de 67 anos, que foi instalado em uma cela de 20 metros quadrados com ventilador e televisão, poderá dar uma entrevista coletiva à imprensa ainda hoje.

A ordem de prisão foi decretada pelo juiz David Rocha Lima de Magalhães e Silva, da 8ª Vara de Execuções Fiscais da Justiça Federal em São Paulo. Ele é acusado de ser depositário infiel em três processos movidos pela Previdência Social, cujas dívidas estariam em torno de R$ 100 milhões.

Canhedo é acusado de ter descontado a contribuição previdenciária de seus funcionários sem repassá-la para a Previdência.

Ele passou a noite e o dia de segunda-feira em uma sala, já que a cela especial está sendo ocupada pela auditora fiscal aposentada Norma Regina Emílio Cunha, envolvida no esquema de venda de sentenças judiciais descoberto pela Operação Anaconda.

Canhedo teve suas dívidas executadas no ano passado pelo mesmo juiz que decretou sua prisão. Além disso, o empresário teve alguns de seus bens e 5% do faturamento da Vasp penhorados pela Justiça, mas ele não teria cumprido a decisão judicial. Canhedo também não explicou na Vara de Execuções Fiscais o descumprimento das ordens, sendo considerado depositário infiel.




Fonte: Redação/Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387342/visualizar/