Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 05 de Março de 2004 às 17:34
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Por quase 100 anos, rotarianos de todo o mundo trabalham no apoio a projetos voltados as mais graves causas, como a poliomielite, numa luta iniciada apartir de 1985, pelo Rotary Internacional. A pólio é uma doença devastadora que ataca mais de 350 mil crianças anualmente, segundo a organização.

Dezoito anos mais tarde, o Rotary constitui-se o coração e a alma da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, parceria capitaneada pela Organização Mundial da Saúde, Rotary Internacional, Centro Norte-Americano para prevenção e Controle de Doenças e Unicef, que se dedicam a um grande sonho, que é um mundo livre da pólio para todas as crianças.

Desta vez, confrontados pela falta de verbas que dificulta os esforços de erradicação, rotarianos organizam um incontável número de campanhas de captação de recursos, e já conseguiram milhões em fundos pessoais internacionalmente, são 1, 200 mil voluntários dedicando-se ao fornecimento dos recursos essenciais para o trabalho de erradicação. Os resultados alcançados são positivos e chegaram a US$ 111,5 milhões de dólares, para alcançar o objetivo desejado. A contribuição do Rotary Internacional ao combate à pólio suplantou meio bilhão de dólares. O resultado pratico alcançado também superou as expectativas atendendo bilhões de crianças nas áreas mais pobres do mundo.

De acordo com a organização mundial, mais de 2 bilhões de crianças foram vacinadas, são 209 nações livres da doença, que ainda assim persiste em 7 países. De 1998 a 2002, a incidência diminuiu 99%, hoje a menos de 2000 casos, e o numero de países afetados caiu de 125 par apenas 7, o objetivo é de que esse numero chegue a zero nos próximos anos.

O Vice-Presidente do Rotary Club de Arenapolis, Nézio Garcia Lopes, se diz satisfeito com o resultado alcançado, destacando a participação de seu distrito na ampla campanha desenvolvida mundialmente. “Os parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio nos congratulou pela participação que nossos companheiros de Arenapolis e Nortelândia, fizeram, contribuição que garantirá que a vacina possa ser levada À população infantil em todos os rincões do mundo” disse ele.

Nézio Garcia Lopes, disse ainda que o Rotary de Arenapolis está incentivando a todos, indivíduos, comunidades e representantes governamentais a compartilhar a missão e participar ativamente, pois a doação ainda é necessária para que as crianças vivam em mundo livre da pólio. “Por isso é importante que o cidadão em qualquer parte do mundo, colabore com o Rotary, em suas diversas campanhas, desde as mais simples, porque elas têm um objetivo muito nobre” frisou Garcia Lopes.

O Presidente do Rotary Club de Arenapolis, Armindo Rodrigues Silva, salientou que pequenas campanhas são realizadas com o objetivo de arrecadas recursos que possam contribuir para a erradicação da doença em todo mundo. “Quando nós aqui de Nortelândia e Arenapolis, promovemos uma campanha como à venda de pizzas, por exemplo, o cidadão que adquire, está colaborando com a compra destas vacinas, e com certeza sem a ajuda deles, não teríamos chegado a números tão espetaculares, como os alcançados” salientou o presidente.




Fonte: Redação Reporter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387361/visualizar/