Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 05 de Março de 2004 às 09:47
Por: João Magalhães

    Imprimir


São Paulo - A Microsoft está financiando os processos que a desenvolvedora de softwares SCO move contra os usuários do Linux? Os rumores são antigos e inconsistentes mas recrudesceram ontem, com a divulgação de um e-mail contendo um memorando confidencial publicado no site de Eric Raymond, um dos mais acirrados defensores do software livre.

O memorando faz parte de uma coleção de dez documentos capturados por Raymond - batizados de Halloween porque o primeiro deles chegou no dia da tradicional festa das bruxas - sobre a guerra que a Microsoft trava contra o software livre.

O memo foi enviado pelo corretor de valores Mike Anderer ao vice-presidente da SCO, Chris Sontag . Nele, Anderer se gaba de ter participado como intermediário em uma transação financeira feita pela empresa de capital de risco BayStar em favor da SCO.

O dinheiro – cerca de US$ 86 milhões - teria saído dos cofres da Microsoft. Parte dele seria usado para cobrir as despesas com os processos que a SCO está movendo contra usuários do Linux.

Blake Stowell, porta-voz da SCO, admite a existência do e-mail mas diz que Raymond interpretou erroneamente seu conteúdo e garante que a Microsoft não participou do negócio nem direta nem indiretamente.

A Microsoft também nega qualquer envolvimento. Seus diretores garantem que o único vínculo que a empresa tem com a SCO são licenciamentos de seus programas.

Entretanto, segundo o site CnetNews, ninguém explica um trecho do memorando em que Anderer diz: “... a Microsoft deu a entender que tem mais dinheiro disponível e que poderia usar a BayStar para ajudar-nos, caso o nosso objetivo for crescer ou fazer mais mais aquisições”.

Como se sabe, a SCO está processando usuários do Linux, sob a alegação de que ele foi criado com base no Unix, sistema operacional cujos direitos autorais ela diz lhe pertenceram. Seus dois primeiros alvos foram a DaimlerChrysler e a AutoZone.




Fonte: CnetNews.com e The Register.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387383/visualizar/