Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Março de 2004 às 09:11
Por: Orlando Morais

    Imprimir


O governador Blairo Maggi anunciou nesta quinta-feira (04.02), em São Félix do Araguaia (1.060 km de Cuiabá), medidas emergenciais para amenizar o sofrimento de famílias desabrigadas pela chuva em vários municípios da região nordeste do estado.

Acompanhado dos secretários Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Luiz Antônio Pagot (Transportes) e Marcos Machado (Saúde), o governador visitou várias comunidades que estão isoladas por causa da condição das estradas nos municípios de São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha e Novo Santo Antônio.

Em São Félix a situação é pior: dois terços da cidade estão debaixo d'água devido à cheia do rio Araguaia, que não enche de tal maneira desde 1980. Ali, o governador distribuiu cestas básicas a famílias desabrigadas, providenciou a chegada de medicamentos e determinou estudos para a construção de diques hidráulicos para conter as águas do rio em futuras cheias.

Em São Félix, todo o transporte agora é feito por rio. O Grupo Rede, por exemplo, está tranportando por via fluvial o combustível necessário para fornecer energia para a cidade.

Assim que diminuírem as chuvas que ainda castigam a região, o Governo do Estado vai providenciar a recuperação imediata de todas as estradas, em especial a MT-242, em São Félix, onde uma equipe da Defesa Civil vai ficar em permanente estado de alerta.

Novo Santo Antônio, Luciara e Santa Terezinha também estão isoladas, mas nessas cidades não há problemas sérios de alagamentos. De acordo com Cloves Vetoratto, por onde passou o governador recebeu as boas vindas festivas dos moradores, apesar da situação de calamidade e das grandes perdas materiais.

Para esses municípios, o Governo vai implementar com mais rapidez seus programas sociais, seja de construção de casas, de recuperação de estradas de doação de kits de materiais de construção e de cessão de patrulhas rodoviárias.

Em Luciara, por exemplo, Maggi e o secretário Marcos Machado visitaram as obras de um hospital local, que começou a ser construído há 18 anos e até hoje não foi concluído. Ali, estuda-se a construção de um grande centro de cidadania e saúde. Já em Santa Terezinha, foi providenciada a compra de aparelhos de raio X e ultrassom para equipar o hospital local.

Segundo Vetoratto, à excessão do problema das enchentes, o governador sentiu-se satisfeito por verificar que em nenhum município que visitou nesta quinta-feira houve adesões à greve de professores.




Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387390/visualizar/