Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Março de 2004 às 13:21
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


A decisão de dar continuidade ao curso de graduação em Educação Básica de 1ª a 4ª séries, que encerra-se neste semestre, na modalidade diferenciada de Ensino à Distância no Núcleo Pedagógico de Jauru e a oferta de uma pós-graduação à esses futuros egressos foi tomada nesta quarta-feira (03-03) em reunião realizada na Sede Administrativa da Unemat entre o reitor, Taisir Karim, o representante da Universidade Virtual- Centro-Oeste, José Ferreira, o coordenador do campus de Pontes e Lacerda, ao qual o pólo de Jauru é vinculado, Heitor Kirsch, e representantes das prefeituras conveniadas.

O projeto para execução deste curso está pronto e os encaminhamentos para a assinatura do convênio foram dados. A previsão é de que o acordo, desta vez com 16 prefeituras e não 10 como funciona atualmente, seja assinado até o dia 30 deste mês.

Serão ofertadas 200 vagas e as aulas deverão começar em agosto, após o exame vestibular. O curso atende professores em serviço das redes públicas estadual e municipal sem tirá-los da sala de aula, atuando na modalidade semipresencial, por meio de seminários e encontros.

NOVA XAVANTINA - A continuidade do projeto, que atualmente acontece também em Nova Xavantina, foi solicitada pelas prefeituras desses dois municípios pólos, devido à grande demanda de professores leigos que ainda atuam no ensino fundamental. Cada município conveniado discutirá com a Divisão de Ensino a Distância da Universidade a quantidade de vagas a que tem direito, de acordo com a sua necessidade.

Karim solicitou aos representantes das prefeituras, colaboração no que tange à questão administrativa, fazendo assim com que a Universidade não se sobrecarregue durante a execução do projeto.

Entre as experiências desenvolvidas no Mato Grosso em Educação a Distância, a Universidade do Estado de Mato Grosso se destaca na oferta dessa modalidade, que em iniciativa conjunta com a UFMT, Secretaria de Estado de Educação e prefeituras municipais, iniciou em 1995 o Curso de Licenciatura Plena em Educação Básica de I a IV, resultando na primeira experiência brasileira em graduação à distância.

Atualmente o curso atende mais de 800 acadêmicos nos pólos de Ensino à Distância da Unemat em Jauru e Nova Xavantina, município que continuará sendo pólo da nova turma que se iniciará no próximo semestre. Decisão que também foi tomada em reunião entre a reitoria, prefeituras e coordenação do campus no último dia 1º.




Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387418/visualizar/