Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 03 de Março de 2004 às 17:53
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


O deputado Zeca D´Ávila (PFL) defendeu hoje (3), durante lançamento da Agrishow Cerrado, no Pálacio Paiaguás, o potencial de geração de renda e emprego do campo no Brasil. O deputado, também presidente da Federação da Pecuária e Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato), informou hoje, que com base em dados oficiais, o agronegócio criou este ano 1,32 milhão de novos empregos.

O posicionamento do deputado é uma resposta à campanha do Governo Federal de que há uma escravidão no campo no Brasil. Para esclarecer a opinião pública, o deputado, em parceria com a federação, sindicatos rurais e a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) vai lançar ainda nesta quinzena 60 outdoors em todo o Estado de Mato Grosso com os dizeres: “O agronegócio é quem mais emprega no Brasil, 1,32 milhão de novos empregos”, “Escravo não. Emprego sim”.

“Dos 100% da assinatura de carteiras no Brasil, 50% é do produtor rural. Ele é quem mais assina carteira no país. A indústria de máquinas e implementos agrícolas gera emprego e renda no campo e na cidade”, assegurou Zeca. O deputado vai comentar hoje essa situação hoje em uma das sessões da Assembléia Legislativa, como formar de esclarecer a sociedade.

Segundo dado do Ministério do Trabalho e Emprego para Mato Grosso, divulgado semana passada pelo governo estadual, o Estado teve incremento de 50% na geração de emprego no ano passado, de 10.879 postos registrados em 2002, o número registrado em 2003 foi de 16.313 empregos.

O deputado ressalta também que no entorno da atividade agropecuária estão fontes permanentes de emprego disponível no dia-a-dia, o que engloba desde a propriedade, a transformação de matérias-prima com a indústria, fase atual da agricultura e o comércio. “Imagina a indústria o que gera na cidade com outros empregos. Como, por exemplo, a venda de pneus para tratores, caminhões e máquinas agrícolas”, disse.

O próprio lançamento da Agrishow Cerrado, na manhã desta quarta-feira, explica Zeca, é uma demonstração da importância do setor produtivo na economia mato-grossense. “A realização da Agrishow Cerrado pelo terceiro ano é uma mostra do que o setor fez e o que gera de emprego. É uma riqueza importante que temos que valorizar”, chama a atenção.




Fonte: Secretaria de Imprensa/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387427/visualizar/