Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Março de 2004 às 17:19

    Imprimir


A Justiça Eleitoral poderá cancelar cerca de 40 por cento do eleitorado do município de Diamantino (médio norte do Estado), se persistir a baixa procura de eleitores para a regularização determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O município está passando por procedimento de revisão, por suspeita de fraude no alistamento de eleitores.

O prazo para a regularização terminaria no dia 7 de março, mas acabou sendo prorrogado por mais uma semana (até o dia 14 de março), atendendo pedido do juiz eleitoral João Alberto Menna Barreto. Segundo ele, se o prazo não fosse dilatado, o cancelamento poderia ser superior a 50 por cento do eleitorado.

Diamantino possui cerca de 13 mil eleitores. Até o momento, pouco mais de 6 mil compareceram ao cartório eleitoral para apresentar comprovante de residência, o que evita o cancelamento da inscrição. Vários postos eleitorais foram instalados pelo juiz para facilitar a revisão.

A revisão foi determinada porque o eleitorado de Diamantino corresponde a mais de 70 por cento do número de habitantes, indicando hipótese de fraude. A legislação permite um limite de até 65 por cento.

No final do ano passado, a Justiça Eleitoral realizou procedimento de correição em Diamantino, checando (por amostragem) o domicílio de cerca de 400 eleitores. Não foram encontrados 37 por cento, o que ensejou a revisão. Nesse procedimento, todos os eleitores ficam obrigados a comparecer no cartório eleitoral para comprovar domicílio, sob pena de terem seus títulos cancelados.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387430/visualizar/