Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Março de 2004 às 18:15
Por: Bernardo de La Peñha

    Imprimir


BRASÍLIA - Em telefonema hoje ao presidente dos Estados Unidos, George Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os representantes americanos no Fundo Monetário Internacional apóiem as propostas, feitas pelo Brasil, de alteração na sistemática de acordos preventivos do FMI com os países da América Latina e de melhora na maneira como os investimentospúblicos em infra-estrutura são contabilizados nestes países. Pela proposta, esses investimentos produtivos não devem ser contabilizados como gastos. A informação foi dada há pouco pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer.

Na conversa, segundo Singer, o presidente Lula expressou a necessidade de um aumento de investimentos em infra-estrutura na América Latina. O pedido feito por Lula faz parte de uma campanha que o presidente começou a fazer hoje. Ele falou com o primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar e pretende telefonar para o presidente da França, Jacques Chirac, e os primeiros-ministros da Alemanha, Gerard Schröder, e do Reino Unido, TonyBlair. A iniciativa do telefonema foi do presidente Lula e Bush prometeu estudar o assunto e responder em breve.

O porta-voz informou também que Lula se reuniu com os presidentes do Banco do Brasil, Cassio Casseb, da Caixa Econômica Federal, Jorge Matoso, e da Petrobras, José Eduardo Dutra, para que eles estudem maneiras de retirar os entraves e acelerar os investimentos em infra-estrutura. A decisão é uma tentativa do governo de responder ao resultado do Produto Interno Bruto no ano passado, que caiu 0,2% em 2003.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387484/visualizar/